Rui Car
21/01/2021 11h23

Chuva provoca alagamentos e deslizamentos de terra em SC

Transtornos são registrados em municípios do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense

Assistência Familiar Alto Vale
Ponte Nereu Ramos, no município de Rio dos Cedros, na manhã desta quinta (Foto: Prefeitura de Rio dos Cedros/Divulgação)

Ponte Nereu Ramos, no município de Rio dos Cedros, na manhã desta quinta (Foto: Prefeitura de Rio dos Cedros/Divulgação)

Delta Ativa

A chuva registrada nos últimos dias em Santa Catarina, e que segue nesta quinta-feira (21), causa estragos em cidades de diferentes regiões do Estado. Há ocorrências de deslizamentos de terra e alagamentos de ruas. Em Benedito Novo e Timbó, no Médio Vale do Itajaí, há registro de enchentes. O Rio Benedito, que corta as duas cidades, transbordou, deixando pessoas desabrigadas.

 

Na cidade de Benedito Novo, às 9h o rio marcava 5,42 metros. Conforme a Defesa Civil, 4,60 metros é a linha de corte da cota de enchente. Cerca de 50 imóveis já foram atingidos pela água. As regiões Central e o Alto Benedito são as que mais preocupam a Defesa Civil nesta manhã.

 

Em Timbó, a medição feita às 10h mostrava que o nível do rio atingia a marca de 6,80 metros. São quase 60 centímetros a mais em relação a cinco horas antes. Até as 10h, o bairro Imigrantes era o mais atingido pelas águas. 

 

Em Blumenau, no Vale, o nível do Rio Itajaí-Açu estava em 5,70 metros às 10h. O nível indica atenção. Ao menos 44 deslizamentos de terra foram registrados pela Defesa Civil municipal, além de quatro quedas de muro, sete quedas de árvore e quatro alagamentos até o início da manhã. Não há desabrigados ou desalojados até o momento.

 

Na cidade de Rio dos Cedros, no Vale, a Defesa Civil retirou três pessoas da mesma família de uma casa na comunidade de Rio Herta e a levou para um abrigo provisório, de acordo com informações do G1 SC. O local está sendo monitorado, e há risco de novos deslizamentos. A prefeitura do município também monitora o nível do Rio dos Cedros, que chegou a 5,71 metros por volta das 5h desta quinta.

 

Deslizamento de terra em Blumenau

Deslizamento na Rua Johann Sache, no Badenfurt, em Blumenau (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Rio Benedito, em Timbó

Nível do Rio Benedito, em Timbó, causa preocupação (Foto: Prefeitura de Timbó, Divulgação)

Grande Florianópolis

 

Em Florianópolis, pontos de alagamentos foram registrados. Segundo a Defesa Civil, choveu 107 mm em 24 horas na cidade, entre o início da manhã de quarta e o início da manhã de quinta. 

 

Há transtornos nos bairros Ingleses, Tapera, Campeche e Rio Tavares. Ao menos três deslizamentos foram registrados até o início da manhã. Trechos da rodovia SC-405 alagaram. 


POR: GUILHERME SIMON – DIÁRIO CATARINENSE / NSC

Justen Celulares