Rui Car
15/01/2021 16h14

Os bastidores do Enem na pandemia: as preparações para o exame em Santa Catarina

Maioria das cidades do Brasil realizará o exame de forma presencial nos dias 17 e 24 de janeiro com novas regras, como o uso de máscara e o distanciamento entre as classes

Assistência Familiar Alto Vale
Novas regras do Enem obrigam o uso da máscara, o distanciamento e uso do álcool gel durante as provas que irão ocorrer neste domingo (Foto: MEC/Divulgação/ND)

Novas regras do Enem obrigam o uso da máscara, o distanciamento e uso do álcool gel durante as provas que irão ocorrer neste domingo (Foto: MEC/Divulgação/ND)

Delta Ativa

A dois dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, os participantes precisam lidar com a ansiedade da prova e redobrar a atenção às novas regras, criadas para evitar aglomerações e, assim, a disseminação do coronavírus.

 

Em meio a polêmicas de pedidos de adiamento das provas, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, confirmou nesta quinta-feira (14) que, por enquanto, o exame está mantido em Santa Catarina.

 

A prova costuma ser realizada no mês de novembro, mas a edição do ano passado foi postergada por causa da pandemia do coronavírus. Assim, o Enem 2020 acontece em 2021.

 

Neste ano, máscaras são obrigatórias, assim como o distanciamento social neste Enem atípico, que prevê ocupação máxima de 50% das salas. O ND+ elaborou um guia com as principais exigências para o dia do exame. Em Santa Catarina, 118.197 pessoas farão a prova. Confira:

 

Datas das provas

 

O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado em duas versões: prova digital, que irá acontecer nos dias 31 e 7 de janeiro, e a tradicional versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro.

 

A aplicação do exame tem sido alvo de críticas por ocorrer em um momento em que a pandemia de Covid-19 ainda segue descontrolada. Uma decisão judicial realizada em São Paulo permitiu que os municípios que não considerarem seguro realizar a prova possam reagendar o exame.

 

No Amazonas, as provas foram suspensas pela Justiça Federal na noite de quarta-feira (13). A decisão do juiz José Ricardo de Sales resulta do crescimento vertiginoso no número de casos de Covid-19 no Estado.

 

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira), Alexandre Lopes, afirmou nesta quinta (14) em entrevista à Globo News, que a reaplicação do exames será nos dias 23 e 24 de fevereiro. Porém, detalhou que nem todas as cidades poderão receber as provas na nova data.

 

“Não posso assegurar, por conta da dificuldade logística e da quantidade de provas, que todas as cidades que não realizarem o Enem no próximo domingo terão as provas reaplicadas em fevereiro”, ressaltou.

 

Provas do Enem

Prefeituras poderão definir ainda se irão aplicar as provas do Enem neste domingo (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Divulgação/ND)

O que levar

 

A apresentação de documento oficial de identificação com foto, como RG, passaporte e CNH, é imprescindível. Apenas documentos físicos e originais expedidos pelas secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive no caso dos reconhecidos como refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório serão aceitos.

 

Caso o candidato tenha perdido o documento de identificação, terá que apresentar boletim de ocorrência atualizado (no máximo de 90 dias) e fazer uma identificação especial, em que preencherá um formulário com seus dados pessoais e a sua assinatura, a fim de comprovar sua identidade.

 

É permitido somente caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta para uso nas provas. Outro item indispensável neste ano é a máscara de proteção para evitar a transmissão da Covid-19.

 

Abertura dos portões

 

Os portões nos locais de aplicação da prova serão abertos às 11h30, com uma hora e 30 minutos de antecedência para evitar aglomerações.

 

Confira os horários para os dois dias:

 

  • Abertura dos portões: 11h30
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas 1º dia: 19h
  • Término das provas 2º dia: 18h30

 

Lembrando que a saída será permitida somente duas horas após a aplicação do exame.

 

Cuidados nas salas de prova

 

O voluntário Pedro Paim, de 34 anos, vai participar da aplicação da prova do Enem no próximo domingo em São José, na Grande Florianópolis. Ele afirma que está se sentindo seguro para participar do exame, já que todos os aplicadores participaram de um curso de 20 horas, a distância, em que se reitera os cuidados necessários.

 

“Eles são bem enfáticos sobre as medidas de segurança. Passar álcool gel nas mãos no momento em que pegar as provas e depois, assim como na hora de recolher a assinatura dos candidatos”, detalha.

 

Segundo Paim, eles receberão três máscaras para trocar ao longo do dia. A cada duas horas, um coordenador irá passar nas salas avisando para trocá-las.

 

Nas salas, fitas no chão vão demarcar a distância de dois metros entre as classes. O voluntário relata que os aplicadores das provas irão conferir se o distanciamento está correto antes do início do exame.

 

Além disso, há orientação para a não circulação nas salas, para minimizar o risco de contato com os participantes. Cada um dos dois aplicadores da prova deverão permanecer em cada ponta da sala.

 

Máscaras

 

O uso da máscara cobrindo totalmente a boca e nariz é obrigatório e será proibida a entrada e a permanência nos locais de prova se o participante não usar o acessório. Os ficais também usarão máscaras durante todo o período de prova e saída dos locais.

 

O participante poderá levar mais de uma máscara para trocar ao longo do dia. Aqueles que se recusarem a fazer o uso correto serão eliminados do exame.

 

Banheiro e higienização

 

Antes de entrar nas salas de provas, os participantes deverão realizar a higienização das mãos com álcool em gel.

 

A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de segurança. As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e ao sair do banheiro.

 

Alimentação durante a prova

 

Os lanches serão revistados nos locais de prova, por meio do detector de metais. Apenas durante a alimentação e ingestão de líquidos os participantes poderão retirar a máscara.

 

Grupos de risco têm salas especiais

 

Quem é considerado grupo de risco, como idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade, serão mantidos em salas isoladas. A ocupação será de até 25% da capacidade máxima.

 

Além disso, uma sala especial, com ocupação de até 12 pessoas, será destinada a quem é ainda mais vulnerável à Covid-19, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

 

Portanto, são considerados parte deste grupo gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas.

 

Provas e nota do Enem

 

Neste primeiro domingo, serão aplicadas as avaliações de Linguagens e Ciências Humanas e a prova de Redação. Já as provas de Ciências da Natureza e Matemática ocorrerão no segundo domingo do exame.

 

O Inep irá disponibilizar de forma online o Boletim de Desempenho Individual no Enem no dia 29 de março, onde o participante poderá conferir sua nota.


POR: MARIA FERNANDA SALINET – ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares