Rui Car
12/01/2021 14h22 - Atualizado em 12/01/2021 14h34

Caixa autoriza saque do FGTS para duas cidades atingidas pela enxurrada no Alto Vale

Rio do Sul e Ibirama já receberam a liberação e devem iniciar saque nas próximas semanas; Presidente Getúlio, cidade mais atingida, ainda aguarda a autorização

Assistência Familiar Alto Vale
Cidadãos afetados pelas chuvas em Rio do Sul (foto) e Ibirama poderão sacar o FGTS (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Cidadãos afetados pelas chuvas em Rio do Sul (foto) e Ibirama poderão sacar o FGTS (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Delta Ativa

Moradores de Rio do Sul e Ibirama que foram diretamente atingidos pela enxurrada que assolou o Alto Vale do Itajaí em dezembro de 2020 poderão sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A informação foi divulgada pela Caixa Econômica Federal nesta segunda-feira (11).

 

Em Rio do Sul a Defesa Civil já está cadastrando os moradores afetados para, posteriormente, iniciar o pagamento. Segundo o órgão, os dados dos moradores precisam ser homologados para que o banco possa fazer a análise e a liberação.

 

Como cadastrar

 

O cidadão que pretende fazer o saque precisa preencher um formulário on-line disponibilizado no site da Defesa Civil com suas informações pessoais. O prazo para preenchimento do formulário em Rio do Sul é 10 de fevereiro.

 

As regras de liberação do dinheiro serão comunicadas posteriormente pela Caixa, já que a Defesa Civil vai fazer uma averiguação de quem realmente tem direito por ter sido ou não atingido.

 

Por isso, a prefeitura alerta que os cidadãos estejam atentos ao comprovante de residência a ser usado quando a Caixa liberar o acesso através de aplicativo próprio. Somente o morador atingido diretamente pela enxurrada e que ficar comprovado através de homologação pela Defesa Civil poderá sacar o recurso.

 

O comprovante de residência deve estar no nome do solicitante e a data da emissão deve ser até 120 dias antes de 16 de dezembro, data da enxurrada. A Defesa Civil de Rio do Sul recomenda que a pessoa que deseja se cadastrar procure um documento com estas características para fazer o cadastro no sistema próprio da Caixa.

 

Ibirama vai definir ações e Presidente Getúlio na expectativa

 

Em Ibirama, o plano de ação para o cadastro dos moradores e pagamento do FGTS será definido em uma reunião na próxima semana.

 

Já em Presidente Getúlio, cidade mais atingida pelas chuvas de dezembro e que teve 18 mortes, a liberação ainda está em análise. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a confirmação deve sair nos próximos dias.


FONTE: ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares