Rui Car
07/01/2021 15h20

Município de Atalanta confirma morte de macaco por Febre Amarela

Os macacos não são os responsáveis pela proliferação do vírus da febre amarela, mas sim os mosquitos transmissores

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa
No final da tarde desta quarta-feira (06), saiu o resultado de um dos exames feitos em nove dos macacos mortos encontrados em Atalanta durante o mês de Dezembro, sendo este resultado positivo para febre amarela, o município ainda aguarda a análise dos outros materiais enviados. Ascendemos assim, o alerta quanto ao risco de transmissão de febre amarela na nossa região.
 
Com o resultado positivo, agora temos a confirmação de que o vírus da febre amarela está circulando em nossa região e isso acende um alerta vermelho para a conscientização da doença.
 
Os macacos não são os responsáveis pela proliferação do vírus da febre amarela, mas sim os mosquitos transmissores. Eles agem como sentinelas e devido ao fato de viverem na região de mata, onde está o mosquito transmissor, eles são os primeiros a morrer.
 
Diante deste fato, destacamos que é importante informar a unidade de saúde quando forem identificadas mortes de primatas não humanos, para ver se é possível realizar a coleta de amostras para exames ou pelo menos para que haja o mapeamento das ocorrências.
 
A coleta das vísceras do animal precisa ser feita em até 24 horas. Na maioria das vezes o macaco é encontrado em estado de putrefação, mas quando é possível fazer a coleta, o material é encaminhado para análise em um laboratório de referência.
 
O bloqueio vacinal realizado pela unidade de saúde já havia sido realizado logo após os primatas não-humanos terem sido encontrados, mas a vacinação contra a febre amarela faz parte do calendário de vacinas e é disponibilizada a toda a população de forma gratuita. Além disso, é necessário orientar a população de que é preciso ter pelo menos uma dose da vacina. Em caso e dúvida se já foi ou não vacinado, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde, levando sua carteira.

FONTE: PREFEITURA DE ATALANTA

Justen Celulares