Rui Car
04/12/2020 06h27

Estiagem em SC: Salete continua em situação de alerta

Caiu para 20 o número de municípios em situação crítica no estado

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Em Santa Catarina, 20 municípios estão situação crítica devido à estiagem (veja lista abaixo), segundo dados do comitê de crise do governo do Estado. O resultado representa uma melhora no cenário em relação a duas semanas, quando o Estado tinha 25 municípios nesta situação.

 

De acordo com o comitê, a melhora está relacionada com o bom volume de chuvas na segunda quinzena de novembro. Apesar disso, algumas localidades, especialmente no Oeste e no Extremo-Oeste, registraram precipitações 60 mm abaixo do esperado para o mês.

 

Embora tenha havido redução no número de municípios em situação crítica, a tendência é de que aumente a quantidade de cidades em situação de emergência reconhecidas pela Defesa Civil estadual. Isso acontece pela demora na apresentação de documentos para comprovação da crise hídrica.

 

Mapa mostra o saldo de chuvas em relação à média histórica (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Mapa mostra o saldo de chuvas em relação à média histórica (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

 

No período, saíram da situação crítica as cidades de Bom Jesus do Oeste, Brusque, Chapecó, Cordilheira Alta, Cunha Porã, Cunhataí, Formosa do Sul, Santa Helena e São João do Oeste. Já em Dionísio Cerqueira, São Miguel de Boa Vista, Tunápolis e Zórtea, a estiagem piorou e os municípios foram adicionados à lista.

 

O estado crítico significa que os mananciais utilizados para abastecimento da população estão afetados significativamente, sendo necessárias ações de rodízio prolongadas, intervenções de infraestrutura hídrica e ajuda humanitária. 

 

No Alto Vale, Salete continua em situação de alerta. Rio do Oeste, que antes estava na mesma condição, teve uma leve melhora no quadro e agora está em situação de atenção. Trombudo Central, Aurora, Ibirama, Imbuia e Chapadão do Lageado também recebem esta classificação.

 

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Foto: Divulgação/Defesa Civil

 

Apesar da melhora na situação, o governo ressalta que boa parte do Estado vem sendo atingido pela estiagem. Segundo o comitê, em 45 cidades (15% dos 295 municípios) os efeitos são fracos e em 104 (35%) moderados. Já em 56 municípios (19%), a estiagem é considerada severa, enquanto em 72 (24%) ela é extrema e em 11 (4%) é considerada excepcional, com forte prejuízo ao abastecimento humano e à agropecuária.

 

Ao todo, 288 dos 295 municípios possuem algum déficit hídrico.

 

Municípios em situação crítica por falta de abastecimento:

 

– Abdon Batista

– Águas Frias

– Araquari 

– Arroio Trinta

– Bandeirante   

– Coronel Martins

– Dionísio Cerqueira

– Entre Rios

– Iporã do Oeste

– Maravilha

– Monte Carlo

– Nova Erechim 

– Nova Itaberaba 

– São Miguel da Boa Vista

– São Miguel do Oeste

– Seara

– Tunápolis

– Vargeão

– Xaxim

– Zórtea


FONTE: REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS / RÁDIO EDUCADORA


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares