Rui Car
01/12/2020 10h20

Número de mortos por Coronavírus no Vale do Itajaí já passa de mil

Região soma quase 100 mil casos e 87% de ocupação em UTIs

Assistência Familiar Alto Vale
Região apresenta risco gravíssimo do Coronavírus (Foto: Patrick Rodrigues)

Região apresenta risco gravíssimo do Coronavírus (Foto: Patrick Rodrigues)

Delta Ativa

O Vale do Itajaí registrou nesta segunda-feira (30), 1.070 mortes por coronavírus, conforme dados do governo do Estado. Desde o início da pandemia já são cerca de 98,5 mil casos, sendo que quase 8 mil estão em tratamento, os chamados casos ativos. No Médio e Alto Vale a ocupação em UTIs é de 86,9%.

 

A cidade da região com o maior número de infectados é Blumenau. Para o Estado, são 20.068 contaminados, porém, os números estão represados no Laboratório Central. A prefeitura indica 24.786 diagnósticos. Balneário Camboriú (11.810), Itajaí (11.460) e Brusque (9.558) surgem na sequência.

 

Itajaí lidera o ranking negativo de mortes. São 196 óbitos confirmados na cidade. Blumenau tem 193 e Balneário Camboriú, 113.

 

Ocupação hospitalar preocupa

 

Com a taxa de ocupação em UTIs em quase 87%, notícias de lotações nos leitos vêm surgindo nos últimos dias. O hospital de Gaspar anunciou que chegou ao limite na semana retrasada. O Hospital Santa Catarina, em Blumenau, na segunda (23). O Hospital Bom Jesus, em Ituporanga, o de Rio do Sul e o de Ibirama, os únicos com UTIs no Alto Vale, estão na mesma situação.

 

Dos 221 leitos considerados pelo Estado, 29 estão livres (19 para adultos). Na região litorânea do Vale (Foz do Rio Itajaí) há 24 disponíveis (84,1% de ocupação).

 

Cidades sem óbitos

 

Todos os municípios do Vale possuem casos de Covid-19, mas há seis que não tiveram nenhuma morte de moradores até este momento: Atalanta, Botuverá, Laurentino, Vitor Meireles e Witmarsum.

 

Há também os locais que monitoram apenas um infectado. É o que ocorre em Mirim Doce e Presidente Nereu. Doutor Pedrinho estava sem casos ativos nesta segunda-feira.


POR: BIANCA BERTOLI / JORNAL DE SANTA CATARINA – NSC


Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares