Rui Car
16/10/2020 09h44 - Atualizado em 16/10/2020 10h16

Entenda o que está liberado e proibido no Alto Vale conforme o mapa de risco de Coronavírus

Nova atualização já permite uma série de flexibilizações, como liberação de atividades presenciais, realização de alguns eventos e ampliação de horários de atendimento

Assistência Familiar Alto Vale
Mapa de risco para Coronavírus divulgado nesta quinta-feira (15) pelo governo catarinense (Foto: Secretaria de Estado de Saúde, Divulgação)

Mapa de risco para Coronavírus divulgado nesta quinta-feira (15) pelo governo catarinense (Foto: Secretaria de Estado de Saúde, Divulgação)

Delta Ativa

Depois que o mapa de risco do coronavírus foi adotado em Santa Catarina, novas regras e flexibilizações também foram definidas no Estado, conforme a ameaça que a doença representa para cada região. O risco está classificado em quatro níveis: gravíssimo, grave, alto e médio – caracterizado no mapa nas cores vermelha, laranja, amarela e azul, respectivamente – e as medidas são aplicadas, semanalmente, conforme a situação de cada localidade.

 

Pela última atualização, 12 regiões de SC estão em nível de risco grave e quatro com risco alto para Coronavírus. Em risco alto são: Oeste, Xanxerê, Alto Vale do Itajaí e Médio Vale do Itajaí. As demais, ficaram em laranja no mapa.

 

Como a situação do vírus pode mudar a cada semana, para melhor ou pior, os serviços e as atividades também estão sujeitos a alterações semanais, de acordo com os decretos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o que pode confundir a população de cada região.

 

Em relação à semana passada, duas regiões tiveram mudanças no mapa de risco. A região do Alto Vale do Itajaí, que estava com risco grave, melhorou a situação e passou para o risco alto. Já a Serra Catarinense piorou a situação, passando do nível de risco alto para o grave.

 

A última vez que o Alto Vale havia registrado um nível tão baixo de risco de contágio pelo coronavírus foi em 30 de junho, há três meses e meio. Desde então, a classificação variou entre os níveis Grave e Gravíssimo.

 

Como ficam as regras para a região:

 

O risco potencial alto (em amarelo no mapa) para Coronavírus já permite uma série de flexibilizações, como liberação de atividades presenciais, realização de alguns eventos e ampliação de horários de atendimento.

 

Está proibido

 

– Atividades presenciais em escolas de Educação Infantil.

 

– Casas de shows, boates e pubs.

 

– Acesso de público a competições esportivas públicas ou privadas.

 

Está liberado

 

– Aulas presenciais em todos os níveis, com exceção da educação infantil, e em todas as esferas – pública e privado – desde que observadas todas as regras.

 

– Missas e cultos religiosos, com 70% da lotação máxima. 

 

– Cinemas, teatros e bibliotecas com 50% da capacidade de lotação.

 

– Museus, com 1/4 da ocupação. 

 

– Prova de roupas em lojas, com uma série de cuidados.

 

– Concursos.

 

– Eventos sociais particulares, como casamentos, batizados, formaturas e aniversários, com 40% da taxa de ocupação.

 

– Congressos, eventos seminários, palestras com 40% da capacidade.

 

– Permanência em praças, parques e praias, desde que seguindo as orientações de uso obrigatório de máscara e respeito ao distanciamento entre pessoas.

 

– Funcionamento dos serviços públicos municipais, estaduais e federais de forma presencial, respeitado o limite de 50% do total de agentes públicos em exercício. 

 

– Restaurantes e lancherias desde que respeitado regras sanitárias.

 

– Academias com 70% do limite.

 

– Parques aquáticos e complexos de águas termais com capacidade de 50%.

 

POR: CLARISSA BATTISTELLA / DIÁRIO CATARINENSE – NSC / ND+

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares