Rui Car
06/08/2020 15h42 - Atualizado em 06/08/2020 15h43

Hospital de Ibirama receberá respiradores para ampliação de leitos de UTI

Hospital Waldomiro Colautti referência para atendimentos de urgência no Alto Vale

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Prefeitura de Ibirama

Fonte: Prefeitura de Ibirama

Delta Ativa

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (06/08) entre lideranças políticas da região do Vale Norte, a diretoria do Hospital Doutor Waldomiro Colautti e o Secretário de Estado de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, em Florianópolis, deve acelerar o processo de liberação de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 em Ibirama.

 

1

O secretário se comprometeu a entregar 10 respiradores e oito monitores para estruturação dos leitos até a próxima semana. “Assim que recebermos estes equipamentos e conseguirmos adequar as escalas de trabalho, com a contratação de novos profissionais e realocação dos atuais servidores, colocaremos em funcionamento estes novos leitos. Uma necessidade latente nesse momento de pandemia, diante do risco gravíssimo epidemiológico que o Alto Vale se encontra”, explicou a diretora do hospital, Silvana Leite da Costa.

 

2

O Prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, que intermediou a reunião junto ao deputado estadual Jerry Comper, afirmou que apesar de a unidade hospitalar ser uma unidade de responsabilidade do estado, é dever do prefeito cobrar os investimentos. “Há muito tempo temos a promessa de ampliação dos leitos para Covid-19 em Ibirama, promessa que precisa ser cumprida. O Hospital Waldomiro Colautti é uma referência para atendimentos de urgência não só do Vale Norte, mas de outros municípios da região”, comentou.

 

3

 

Contratação de mais profissionais de saúde

 

O crescente número de atendimentos e o afastamento de alguns profissionais de suas funções, também têm preocupado a diretoria da unidade. Silvana explica que um processo seletivo simplificado está aberto para contratação de mais profissionais de saúde. “Hoje temos dificuldade para formação da escala de trabalho, com equipe médica, de enfermagem e fisioterapeutas. Estamos conseguindo atender com a realocação contínua de anestesistas, cirurgiões gerais, entre outros profissionais, porém, é fundamental ampliarmos a equipe, pois nossos servidores estão cansados” comentou.

 

O Edital de Processo Seletivo Simplificado nº 022/2020 é gerenciado pelo setor administrativo da Secretaria de Estado de Saúde e depende da demanda de oferta de profissionais interessados. “Essa reunião foi muito proveitosa, principalmente no sentido de RH. A gente pode vislumbrar a possibilidade de uma equipe proveniente de um recurso extra do Ministério da Saúde, que viria por meio da prefeitura, junto ao público interno do hospital e dessa forma unir forças para formação de uma equipe inteira para UTI”, destacou o gerente técnico do hospital, Dr. Nilson Carvalho Correa.

 

Silvana agradeceu o empenho e dedicação do gerente técnico e da coordenadora de Recursos Humanos, Silvia Fidelis dos Santos que também participaram da reunião. “Com a união de esforços de todas as lideranças, do prefeito Adriano, do deputado Jerry e todos os colaboradores do hospital, conseguiremos viabilizar a abertura desses leitos”, finalizou.

 

unnamed

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares