Rui Car
15/07/2020 13h52

Casos positivos de Covid-19 em Rio do Sul passam de 200

No momento, cerca de 20% destes são considerados ativos. Cidade já tem dois óbitos confirmados

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Prefeitura de Rio do Sul (Foto: Blog do Prisco)

Fonte: Prefeitura de Rio do Sul (Foto: Blog do Prisco)

Delta Ativa

Desde o primeiro caso positivo de Covid-19 em Rio do Sul no dia 12 de abril, outras 200 pessoas já testaram positivo para a doença. E no levantamento da Secretaria de Saúde atualizado na terça-feira (14), cerca de 20%, ou 41 pessoas, são consideradas ativas, e outros 158 casos – 78%, estão recuperados. Duas pessoas já faleceram com a doença: uma mulher com 78 anos e um homem de 83.

 

Dos casos positivos de Rio do Sul, 54% são mulheres e o restante é de homens. A faixa de idade com maior grau de incidência é entre os 30 e os 39 anos e em torno de 12% do grupo de infectados tem 60 anos ou mais. Entre as crianças menores de 10 anos, ocorreram apenas dois casos, ambos já recuperados.

 

Cuidados essenciais

 

Apesar do número de recuperados ser maior do que o de pessoas doentes e sintomáticas, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul reforça que é importante que cada cidadão seja consciente sobre a própria saúde e do próximo. O uso de máscara continua obrigatório em todo o espaço público do município, assim como ao entrar em estabelecimentos comerciais. É importante o cuidado com a higiene das mãos, usando álcool gel ou água e sabão, assim como evitar aglomerações e a saída de casa em momentos que não sejam indispensáveis. Idas aos supermercados em grupo, por exemplo, não é recomendado.

 

Atendimentos em local exclusivo

 

Caso você tenha febre, dores no corpo, tosse, dificuldade de respirar, perda do paladar ou olfato e até mesmo diarreia, é possível que você tenha coronavírus. A sequência de sintomas é variada e indica um alerta para busca de ajuda e orientação. E o caminho mais rápido para você buscar o primeiro atendimento é na tenda de atendimento no estacionamento da UPA 24h que fica no bairro Canta Galo, das 8h às 20h todos os dias, inclusive finais de semana e feriados.

 

Desde que foi aberta em 18 de março, 2.151 pessoas já foram até o local. No primeiro contato, o paciente passa por triagem e, caso necessário, é avaliado por médico. Um passo seguinte caso persista a suspeita de coronavírus, seria o encaminhamento para coleta de amostra para análise, assim como demais recomendações médicas quanto a medicamento, isolamento ou eventual internação hospitalar.

 

A tenda foi uma novidade criada pelo comitê de gestão da crise do Coronavírus em Rio do Sul para centralizar atendimentos de triagem suspeitos da doença, reduzindo a procura por outras unidades de saúde, hospitais e a própria UPA 24h.

 

Telefone 199 para dúvidas de saúde continua disponível

 

Com cerca de 1,8 mil ligações atendidas, a central de atendimento telefônico no 199 tem ajudado a informar a população sobre dúvidas de saúde e questões de utilidade pública. Profissionais da Secretaria de Saúde se revezam para atender e informar a comunidade, servindo como mais uma etapa para orientações sobre o coronavírus. Nos finais de semana e feriados o local não tem atendimento. Neste período o telefone fica disponível para ligações de emergência relacionados a Defesa Civil.

 

– Informações atualizadas em tempo real em Rio do Sul: https://defesacivil.riodosul.sc.gov.br/

 

– Informações atualizadas em tempo real no Alto Vale do Itajaí: https://bit.ly/DadosAltoVale_Covid-19

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares