Rui Car
01/07/2020 10h10 - Atualizado em 01/07/2020 10h11

Ciclone causa estragos em Rio do Sul

De acordo com a estação telemétrica instalada na ponte Dom Tito Buss, os ventos chegaram a marcar 65 km/h

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Prefeitura de Rio do Sul

Fonte: Prefeitura de Rio do Sul

Delta Ativa

Rio do Sul foi muito castigada pela chuva e o vento forte na tarde desta terça-feira (30). Assim como em diversas regiões de Santa Catarina, a cidade foi atingida por um ciclone extratropical, como informou a Defesa Civil de Santa Catarina. Os ventos chegaram a marcar 65 km/h na estação telemétrica instalada na ponte Dom Tito Buss, no bairro Canta Galo.

 

Boa parte da cidade está sem energia elétrica e a Celesc adiantou que a situação deve ser normalizada em até dois dias pela gravidade da situação.

 

A Defesa Civil entregou lonas para cerca de 50 moradores que tiveram as casas destelhadas. Só que a estimativa de moradias prejudicadas pode ser ainda maior por conta da dificuldade de contato com órgãos de segurança. A telefonia móvel e fixa, assim como a internet, eram precários até a noite de terça-feira.

 

Várias estruturas da prefeitura de Rio do Sul foram atingidas como unidades de ensino e de saúde, assim como a sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, no bairro Canta Galo e o CRAS do bairro Santa Rita.

 

A tenda de atendimento para pacientes suspeitos de COVID-19 localizada na UPA 24h foi derrubada pelo vento, mas ninguém ficou ferido. Nesta quarta-feira, o atendimento será em um anexo da própria UPA. A unidade sofreu ainda alguns danos mas já foram tomadas medidas paliativas para que o local continue recebendo pacientes normalmente.

 

Hoje, quarta-feira (01), o prefeito José Thomé se reunirá com secretários e representantes de órgãos de segurança para avaliar a situação e possivelmente decretar situação de emergência.

 

Danos causados em Rio do Sul:

 

– 50 casas destelhadas (contato do morador feito via Defesa Civil)

 

Danos em estruturas da prefeitura:

 

– Sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

– CRAS do bairro Santa Rita

– Unidade de Pronto Atendimento – UPA (Já com atendimento normal)

– Tenda de triagem para Covid-19 na UPA (Atendimento previsto para anexo da UPA)

– Unidade Básica de Saúde do Bairro Taboão

– Unidades de ensino: Navegantes, Roberto Machado, Favo de Mel 2, Sebastião Back, Francisco Fleisner e Schirley Dolores Sedrez, mas podendo ter mais estruturas

 

Ruas já com o trânsito liberado pela Secretaria de Obras:

 

– Estrada dos Quintinos, no bairro Bremer

– Serra Canoas, no bairro Fundo Canoas

Não há ruas com trânsito bloqueado

 

Telefones da Defesa Civil – Linhas ainda não funcionando:

 

– 199

– 3521-7404

– 3521-7276

 

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares