Rui Car
05/06/2020 14h49

Setor de cargas de SC registra leve recuperação em maio

Percentual de queda em relação ao período pré-crise caiu para -31,4%. Caminhões rodam com ociosidade de até 60%

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Delta Ativa

Segundo dados divulgados nesta semana pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Santa Catarina teve uma leve melhora nos dados do setor em maio. A pesquisa aponta que a queda no volume em relação ao período pré-pandemia caiu de -39,6% para -31,4%. 

 

Nos números nacionais, também houve melhora. O estudo aponta que o país registrou uma redução de -43,8% para -40,7%, do último levantamento.  

 

Segundo o presidente da Federação das Empresas do Transporte de Cargas e Logística de SC (Fetrancesc), Ari Rabaiolli, o momento ainda é incerto. “Nossos caminhões de rotas mais curtas dentro do Estado de SC rodam com ociosidade de 40% a 60% da sua capacidade por causa da pandemia”, disse. 

 

“Buscamos ajudar o setor para que nada faltasse aos transportadores nas rodovias. Nessa nova realidade percebemos que todos nós precisamos nos reinventar. Estamos otimistas, porque o governo de Santa Catarina mostra um apoio às indústrias do Estado”, acrescentou. 

 

Santa Catarina (-31,4%) teve o quinto melhor resultado em maio entre os estados pesquisados, atrás de Rio Grande do Sul (-25,3%), Ceará (-27,2%), Paraná (-29,8%), e Amazonas (-31,2%). 

 

Fonte: RCN

Justen Celulares