Rui Car
03/06/2020 14h40

Ambientalistas e pescadores tentam salvar baleia encalhada em praia de SC

Cetáceo juvenil tem cerca de 9 metros de comprimento

Assistência Familiar Alto Vale
Polícia Ambiental dá suporte na operação | Foto Nilson Coelho/R3 Animal/Divulgação

Polícia Ambiental dá suporte na operação | Foto Nilson Coelho/R3 Animal/Divulgação

Delta Ativa

Desde o início da manhã desta quarta-feira (3), equipes da R3 Animal e Instituto Australis, executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), com o apoio da Polícia Militar Ambietal e voluntários avaliam a situação da baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) que encalhou na praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis, no final da tarde desta terça-feira (2).

 

Haverá uma tentativa de desencalhe durante a maré cheia, no início da tarde desta quarta-feira, com o auxílio de uma embarcação. Os ambientalistas pedem para que os curiosos evitem irem até a praia para evitarem aglomeração.

 

De acordo com a presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS, em Florianópolis, a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, o animal é indivíduo juvenil, com cerca de 9 metros de comprimento.

 

“O cetáceo está bastante magro e com piolhos de baleia espalhados pelo corpo, o que pode indicar que o estado de saúde é ruim”, explica Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal.

 

Protocolo da APA

 

O relato dos pescadores demonstra que a baleia poderia estar desorientada quando encalhalou no costão Sul da praia, no final da tarde de ontem. Os pescadores conseguiram ajud á-la a desencalhar, mas infelizmente, minutos depois ela voltou a encalhar na areia.

 

A tentativa de desencalhe será realizada seguindo o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, que é um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo assim diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para o atendimento destes casos.

 

Fonte: OCP News

Justen Celulares