Rui Car
03/06/2020 14h33 - Atualizado em 03/06/2020 14h35

Morre Leopoldo Tomelin, catarinense que lutou na Segunda Guerra Mundial

Ele tinha 96 anos e faleceu no Vale do Itajaí

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC / Por Augusto Ittner

Fonte: NSC / Por Augusto Ittner

Delta Ativa

Santa Catarina se despediu nesta terça-feira (2) de um dos cidadãos brasileiros que lutou contra as forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Leopoldo Tomelin, 96 anos, era natural de Rodeio, no Médio Vale do Itajaí, e faleceu após complicações no Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

 

No fim do ano passado, Tomelin havia recebido da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira a medalha “Eternos Combatentes” por conta dos serviços prestados ao país em 1945. Ele era casado com Belandina Tomelin, 93 anos, com quem teve cinco filhos.

 

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Leopoldo Tomelin embarcou em 22 de setembro de 1944 com outros 5.074 homens para a Itália. Ele participou, em abril do ano seguinte, da Batalha de Montese, em que o Exército Brasileiro lutou junto com os Estados Unidos contra as forças da Alemanha Nazista.

 

No total, do lado brasileiro, 426 morreram durante os três dias de luta. Tomelin retornou após o fim da guerra para Santa Catarina onde construiu família e permaneceu como um dos olhos brasileiros que viu de perto a vitória dos Aliados e a queda da Alemanha de Adolf Hitler.

Justen Celulares