Rui Car
01/06/2020 11h00 - Atualizado em 01/06/2020 11h41

Ação humana provocou incêndio durante a noite no Morro da Cruz

Chamas se propagaram novamente após a situação ter sido controlada; dificuldade de acesso aos focos complicou o trabalho do Corpo de Bombeiros

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A noite deste domingo (31) foi de trabalho intenso para o Corpo de Bombeiros em Florianópolis. Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação no Morro da Descoberta, no Maciço do Morro da Cruz, no fim da tarde. Após algumas horas de combate, por volta das 21h30, as chamas voltaram a se propagar pela área.

 

De acordo com o tenente-coronel Diogo Losso, comandante do 1º e do 10º Batalhão, o incêndio foi provocado por ação humana.

 

O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) foi acionado pela primeira vez por volta das 17h40 e o incêndio havia sido controlado às 21h. Após o reforço provocado pela nova ocorrência, o incêndio foi completamento extinto pouco depois da meia-noite.

 

No final do dia e começo da noite as chamas podiam ser vistas de diversos pontos da Ilha e também do Continente. Foram empenhadas equipes dos quartéis do Estreito, Trindade e GBS (Grupamento de Busca e Salvamento) , totalizando dez bombeiros.

 

Mesmo após o controle da situação, uma equipe do CBMSC permaneceu no local durante a madrugada para monitoramento. Na manhã desta segunda-feira (1º) deve ser realizada uma avaliação da área atingida.

 

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, chegou a se manifestar sobre o incêndio na noite deste domingo por meio de uma rede social.

 

Dificuldades

 

O local do incêndio era de difícil acesso para os caminhões, bem como para as equipes. Isso por causa do terreno íngreme e da falta de ruas ou estradas que levassem aos focos. O helicóptero Arcanjo 01 chegou a realizar sobrevoo no local para melhor orientar as equipes no combate.

 

Mais tarde, o apoio foi da tecnologia. Um drone foi utilizado como plataforma de observação aérea, guiando do alto as operações em terra.

 

Às 21h as equipes finalizaram o combate ao incêndio, com 5 mil litros de água utilizados e sem atingir as residências próximas ao local.

 

Nova ocorrência

 

Por volta das 21h30 o Corpo de Bombeiros foi novamente acionado para combate a incêndio no mesmo local. Dessa vez com o agravante do vento. O fogo chegou às proximidades de um heliponto do Bope, mas não provocou nenhum dano.

 

O trabalho das equipes focou em proteger as casas próximas ao incêndio. Segundo os bombeiros, nenhuma delas chegou a ser atingida. A direção das chamas foi para o Morro da Mariquinha, local atingido na última semana.

 

Todas as equipes do 1º Batalhão de Bombeiros Militar estiveram mobilizadas nessa ação, com seis caminhões. O Samu e a Defesa Civil municipal também auxiliaram na ocorrência.

 

Fonte: ND+

Justen Celulares