Rui Car
18/05/2020 08h52

Covid-19: Alesc aprova moção para que Ministério da Saúde faça testes em massa na população

“Somos um dos países que menos tem feito testes para coronavírus. Sem teste, há um subdimensionamento da situação”, afirma deputado Dr. Vicente Caropreso

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a realização de testes em massa é o passo mais importante para o sucesso no combate à Covid-19. Diante disso, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou moção do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) solicitando ao Ministério da Saúde a ampla realização de teste para coronavírus, transparência nos dados sobre os testes realizados no país e de rastreamento de infectados. O Brasil está entres as nações que menos testes tem aplicado na população e já é o 4º país com maior número de infectados pelo vírus.  

 

“ Sem teste, há um subdimensionamento dos casos.  É um dos principais desafios para o país enfrentar a pandemia. Testes em massa vão permitir maior clareza na definição de políticas de saúde pública e de isolamento social. As nações que mais fizeram testes são justamente as que estão tendo melhor resultado no enfrentamento da pandemia. Somos um país continental, sabemos o desafio que isso implica. Mas se quisermos ter o controle da doença e evitar mortes terá que ser feito.”

 

O país realizou até o momento cerca de 700 mil testes, conforme o site World o Meters que concentra dados mundiais do enfrentamento ao coronavírus.  O dado é maior do que o governo afirma ter feito – cerca de 500 mil testes até o momento. A diferença se deve ao fato de o Ministério da Saúde desconhecer os dados de testes adquiridos e  realizados por  estados, municípios ou empresas para avaliar a saúde de seus funcionários.  

 

Enquanto na Alemanha, país referência no enfrentamento à pandemia, foram realizados 37,1 mil testes para cada 1 milhão de habitantes, no Brasil essa taxa cai para  3,4 mil para cada milhão de habitantes e coloca o país atrás de vários países latino-americanos como Chile e Peru, que já realizaram, cada um, 17,8 mil testes por milhão de habitantes.

 

Fonte: Assessoria Comunicação

Justen Celulares