Rui Car
08/05/2020 14h10

Catarinense que lutou na Segunda Guerra Mundial recebe homenagem no Dia da Vitória

Arnoldo Lana é o único ex-expedicionário nascido em Brusque ainda vivo; homenagem foi realizada pelo Batalhão de Infantaria, de Blumenau

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Na manhã desta sexta-feira, 8, o brusquense Arnoldo Lana, de 99 anos, foi homenageado pela banda musical do 23º Batalhão de Infantaria, de Blumenau. Ele é o único ex-expedicionário, nascido em Brusque, ainda vivo que lutou na Segunda Guerra Mundial.

 

A homenagem é referente ao Dia da Vitória, comemorado neste 8 de maio. Na data, há 75 anos, em 1945, a Alemanha nazista foi oficialmente declarada derrotada na 2ª Guerra Mundial.

 

O capitão Reginaldo Constâncio da Conceição, oficial de Comunicação Social do Batalhão, explica que nesta data normalmente ocorre a formatura dos soldados. Nas ocasiões, personalidades são convidadas para serem homenageadas.

 

Contudo, diante da pandemia da Covid-19 e no foco na segurança, o comando idealizou a visita até a casa do pracinha, para uma surpresa.

 

A banda musical, então, marchou até a frente da residência do brusquense, para a homenagem. De acordo com o capitão, Lana e família ficaram muito felizes com a surpresa. “Um exemplo para nossa sociedade, combateu nos campos europeus a favor da liberdade”, ressalta.

 

Durante esta manhã, a ação também homenageou outras personalidades em Balneário Camboriú, Gaspar e em Camboriú.

 

Fonte: O Município

Justen Celulares