Rui Car
07/04/2020 13h47

Saiba por que casos de pacientes curados de Covid-19 não aparecem nos boletins oficiais

Ministério da Saúde não tem feito notificação de casos de cura porque não solicita comprovação laboratorial

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O governo federal não tem solicitado testes de cura para pacientes enfermos por coronavírus (Covid-19) e, portanto, há poucas informações para levantamento sobre casos com cura comprovada por resultados de exames.

 

Em Brusque, o secretário de Saúde, Humberto Fornari, cogita a possibilidade de, futuramente, existir a realização de testes de imunização para liberar, aos poucos, trabalhadores que estão sendo monitorados em suas casas ou em hospitais.

 

Fornari também sugere que, dependendo da situação nos dias seguintes, empresas possam realizar estes testes, com atividades que requerem contato maior com o público. Isto dependeria, evidentemente, das medidas de isolamento social tomadas pelas autoridades.

 

Pacientes sintomáticos em isolamento ou em vigilância por causa de contágio no município passam pelo seguinte procedimento: após 14 dias, o infectologista Ricardo Freitas avalia cada um deles, de acordo com as observações nos relatórios dos agentes comunitários de saúde.

 

A partir de então, Freitas pode conceder uma alta clínica, ou seja, não é baseada em resultados de exames laboratoriais e, portanto, não entram em uma estatística de curados. O procedimento segue as orientações do Ministério da Saúde.

 

Nesta segunda-feira, 7, foi noticiada a cura do primeiro paciente infectado por coronavírus em Brusque. No entanto, os exames foram feitos de forma particular.

 

Fonte: O Município

Justen Celulares