Rui Car
31/03/2020 10h04

Nova unidade básica de saúde em Rio do Sul será aberta quarta-feira

Obra no bairro Bremer está pronta e equipada, substituindo a antiga que era em casa alugada

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A prefeitura de Rio do Sul abre na quarta-feira, 1° de abril, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bremer. A decisão do prefeito de Rio do Sul, José Thomé e da secretária de Saúde, Sueli de Oliveira foi de iniciar o serviço no local para atender a comunidade nestes dias de enfrentamento ao coronavírus. A construção está pronta e todos os equipamentos já estão entregues ou em fase final de instalação no espaço construído no loteamento Grand Park das Alianças, no acesso pela Estrada Blumenau, próximo à rua dos Quintinos.

 

Não haverá ato de inauguração da UBS, já que está proibida a promoção de eventos que visem aglomeração de pessoas. “Mas é importante que o local esteja aberto para atender a comunidade em horário convencional de funcionamento, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h de segunda à sexta-feira, com atendimento normal do que já ocorria na unidade antiga”, explica a secretária, Sueli de Oliveira. A unidade na rua Euclides Atacilde da Costa funciona normalmente até terça-feira (31).

 

O prédio novo tem 459,85 metros quadrados e é chamada de UBS tipo 2, por ter mais salas e mais espaço do que uma unidade convencional. Fica no loteamento que é de frente para a Estrada Blumenau, ao lado do acesso à rua dos Quintinos. Esta será a primeira unidade básica de saúde de porte 2 de Rio do Sul, uma classificação do Ministério da Saúde que define uma construção maior, com salas mais espaçosas para atendimento, além de uma ala específica para vacinação.

 

O investimento na obra foi de R$ 793.960,17, sendo R$ 512.000,00 de repasse do Ministério da Saúde e o restante de contrapartida da prefeitura de Rio do Sul.

 

Para o prefeito José Thomé, a unidade do Bremer representará uma conquista gigantesca para o bairro Bremer pois está mais adequada às necessidades dos usuários com mais conforto e qualidade no atendimento. “O bairro merece e nossa cidade merece muito. Este era um compromisso assumido por mim, pelo dr Paulo Cunha e pela nossa equipe de saúde. Uma nova unidade de saúde garante mais qualidade para os funcionários e também para a comunidade”, adianta.

Justen Celulares