Rui Car
30/03/2020 10h08

Bombeiros Voluntários registram incêndios em vegetação e alertam para cuidados neste período de estiagem

No mês de março deste ano, foram atendidos 15 incêndios pelos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, registraram no sábado (28), diversas ocorrências, dentre elas três incêndios em vegetação. As situações foram registradas em Presidente Getúlio e em Dona Emma.

 

A primeira ocorrência foi registrada às 14h09 na localidade de Ribeirão Tatete, interior de Presidente Getúlio, onde o fogo colocado para limpeza parte de pastagem, acabou se alastrando rapidamente na vegetação seca de uma propriedade. O incêndio atingiu cerca de 2 hectares, tendo inicialmente ações de pessoas da comunidade para diminuir a propagação. Duas guarnições atenderam a ocorrência e com a ajuda de populares conseguiram extinguir por completo o fogo.

 

A segunda ocorrência foi atendida por volta das 16h49, na Rua Robert Hoppe, Bairro Rio Ferro em Presidente Getúlio, onde após queima de lixo, o fogo acabou atingindo a vegetação, sendo que a guarnição que retornava da ocorrência da localidade do Tatete, estava próxima e após acionamento chegou em poucos minutos e conseguiu debelar as chamas.

 

Outro incêndio em vegetação, foi registrado em Dona Emma na localidade de Tifa da Moca, na localidade de Caminho do Morro onde o fogo se alastrou, atingindo reflorestamento. Pessoas da comunidade conseguiram extinguir o incêndio antes mesmo da chegada dos bombeiros.

 

Estatística

 

No mês de março deste ano, foram atendidos 15 incêndios pelos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, sendo destes, 8 incêndios foram em vegetação.

 

No mesmo período do ano passado, que compreende do dia 01/03 a 28/03, a corporação atendeu 4 incêndios, sendo que nenhum foi em vegetação.

 

Cuidados

 

Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, orientam que alguns cuidados podem ser feitos para evitar um possível incêndio, como evitar limpar terrenos com fogo. Confira outras orientações:

 

– Não deixar algo com fogo perto de áreas de vegetação;

– Aos fumantes, evitar jogar a bitucas de cigarro acesa em locais próximos à vegetação;

– Tenha cuidado e oriente crianças a não brincar com fogo;

– Evite fazer queimadas urbanas e florestais sem autorização;

– Terrenos com mato devem ser capinados, nunca queimados;

 

Crime ambiental

 

Queimar é crime ambiental. A Lei nº 9.605, de 1998, prevê prisão e multa aos responsáveis. A fumaça é muito danosa à saúde, principalmente para crianças e idosos, além de prejudicar a atmosfera, por danificar a camada de ozônio.

 

Por: Alex de Lima – Assessor de Comunicação e Imprensa BVPG

Foto: BVPG/Alex de Lima/Divulgação

Justen Celulares