Rui Car
28/02/2020 16h23

Coronavírus: quatro suspeitas em Joinville estão sob investigação do MS

Representantes da área da saúde do município estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (28) para discutir orientações a respeito do vírus

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Kelly Borges/NDTV

Foto: Kelly Borges/NDTV

Delta Ativa

Quatro casos suspeitos de coronavírus estão sob investigação do Ministério da Saúde em Joinville, no Norte do Estado. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da cidade durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (28).

 

Para que o caso seja considerado suspeito, segundo o médico infectologista Marcelo Mulazani, são três situações: febre, sintoma respiratório e ter vindo de algum país com alerta do vírus; febre, sintoma respiratório e ter contato com alguém que já está sob suspeita; e febre, sintoma respiratório e ter tido contato com o caso confirmado.

 

“Os países atualmente com área de transmissão local são: China, Itália, Austrália, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Alemanha, França, Irã e nos Emirados Árabes Unidos. Então, se pessoas que estiverem nesses países e apresentarem algum sintoma, deve procurar as unidades de saúde para avaliação”, explica o médico.

 

Outros casos suspeitos no Estado

 

De acordo com a secretaria, havia um quinto caso suspeito na cidade, mas que já foi descartado. Além de Joinville, segundo o secretário de saúde Jean Rodrigues, os outros casos suspeitos no Estado são nas cidades de Balneário Camboriú (1), São Bento do Sul (1) e Florianópolis (1).

 

Isolamento em casa

 

Dos casos suspeitos de Joinville, dois pacientes procuraram atendimento em hospital particular. De acordo com Danilo Abreu, diretor da unidade, os pacientes haviam retornado recentemente da Itália, de regiões epidemiológicas do país, e apresentaram sintomas.

 

Ambos já foram atendidos e agora estão em isolamento em casa, assim como os outros dois casos suspeitos atendidos em outro hospital particular da cidade.

 

”Um deles ficou internado por 36 horas por critério de gravidade, mas já recebeu alta. Agora, o tratamento dos dois são iguais: ficam em casa em isolamento domiciliar seguindo as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde”, explica.

 

Danilo garante, ainda, que toda a estrutura do hospital já está preparada para atender aos pacientes, inclusive em casos de alta demanda.

 

De acordo com o secretário de saúde de Joinville, todos os pacientes com casos suspeitos já fizeram exames, que foram encaminhados ao Lacen em Florianópolis. Agora, eles aguardam o resultado, que ainda não tem prazo.

 

“Estamos trabalhando para essas novas fases dessa doença, que ainda é desconhecida. Então, estamos trabalhando os processos de rede pra tentar trazer uma tranquilidade para toda a rede”, enfatiza o secretário.

 

Secretaria de Saúde já criou medidas para atender casos suspeitos

 

A Secretaria da Saúde irá divulgar uma nota técnica a respeito de como funcionará o atendimento a pessoas com suspeita do vírus. Tanto na rede particular quanto na rede pública o método de atendimento será o mesmo.

 

“A organização de atendimento já foi pensada há dias. O paciente que tiver com sintomas gripais e que esteve em zonas de risco ou contato com pessoas que estiveram em zonas de risco, deve se direcionar as unidades, onde receberá uma máscara, passará por um questionamento e será direcionado com prioridade ao atendimento médico, que definirá a gravidade do quadro”, explica Luana Garcia Ferrabone, diretora técnica da Secretaria de Saúde.

 

Após o exame, o caso é encaminhado a Vigilância Epidemiológica que definirá se existe ou não a suspeita. Ao ser confirmado, são coletadas as secreções nasais usadas para detectar a presença do vírus.

 

Caso seja considerado suspeito, o paciente, então, passa por isolamento. A medida dura aproximadamente 14 dias e pode ser em âmbito domiciliar, dependendo da gravidade.

 

Fonte: ND+

Justen Celulares