Rui Car
25/02/2020 13h50

Saiba quais são os países que merecem mais atenção devido ao coronavírus

Governo Brasileiro ampliou, nesta segunda-feira, para 16 o número de países com alerta nacional

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Notisul

Fonte: Notisul

Delta Ativa

As recentes confirmações de aumento de casos de novo coronavírus em diferentes localidades no mundo fizeram com que o Ministério da Saúde incluísse mais oito países na lista com alerta nacional. São eles: Itália, Alemanha, França, Irã, Emirados Árabes, Austrália, Filipinas e Malásia.

 

 

Agora, 16 países estão na mira da vigilância nacional sanitária. Passageiros vindos dessas nações merecerão atenção e serão tratados como possíveis infectados caso apresentem sintomas da doença.

 

Além da China, epicentro do Covid-19, já estavam na lista Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja. Por enquanto, há recomendação para restrição de viagens apenas para a China, onde foram confirmados cerca de 80 mil casos.

A mudança tem como objetivo aumentar a segurança e preparar a rede para a época de maior sazonalidade de síndromes respiratórias. É o que afirma o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira. “A declaração de emergência nacional serve para ampliar a capacidade de detecção, capacitar o sistema, adquirir insumos, preparar profissionais da saúde e mobilizar toda a sociedade. Esta primeira fase é de contenção”, detalha.

 

A expectativa do Ministério da Saúde é que, com a atualização, o número de casos suspeitos aumente nos próximos dias. De acordo com os últimos dados, quatro casos são investigados por possível infecção pelo novo coronavírus: dois vindos do Japão, um da Tailândia e outro da China. Outros 54 registros já foram descartados. Ainda não há confirmação da presença do vírus no Brasil. A Organização Mundial da Saúde já contabiliza mais de 2,6 mil mortes pelo novo coronavírus.

Justen Celulares