Rui Car
22/02/2020 08h32

Veículo é abordado com pássaros silvestres em Pouso Redondo

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Polícia Rodoviária Federal

Foto: Polícia Rodoviária Federal

Delta Ativa

Na tarde desta sexta-feira, por volta das 16h50, a PRF ao realizar rondas abordou um veículo Fiat Strada, no km 187.0 da BR 470, no município de Pouso Redondo (SC).

 

Ao verificar o veículo do senhor de 68 anos, foi encontrado 4 gaiolas, 4 arapucas com 3 aves nativas, sem anilha de autorização nem documentação probatória de origem, identificadas como um casal de Azulões e um Trica-ferro.

 

Questionado da origem dos animais, o homem declarou que duas dessas aves eram originais de sua residência em Brusque, e que as levou para a casa de seu genro em São Joaquim para tentar atrair outras aves da mesma espécie, capturando-as com arapucas. Uma delas era recém capturada. As demais já tinham sido capturadas a mais tempo. 

 

Tendo cometido, em tese, o crime tipificado no artigo 29 da lei 9605/98, transportar animais silvestres sem documentação legal, o senhor foi encaminhado para Polícia Militar Ambiental de Rio do Sul, que lavrou Termo Circunstanciado, apreendeu os animais e deu perdimento as gaiolas e arapucas.

 

Também foi aplicado uma multa de R$1.500,00, conforme previsão legal. 

 

As aves serão avaliadas por especialistas veterinários e se apresentarem boas condições serão libertadas em local adequado. Caso contrário, serão tratadas até atingirem condições de serem libertadas.

Justen Celulares