Rui Car
17/09/2021 17h07

Times de futebol de Santa Catarina investem nos eSports

Principais equipes do estado estão em diversas modalidades de jogos eletrônicos

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O crescimento dos eSports fez com que diversos clubes de futebol entrassem para esse mundo virtual em busca de mais visibilidade da marca. Grandes equipes como Flamengo, Corinthians, Cruzeiro e Santos incentivaram ainda mais as outras equipes no projeto, tanto que em Santa Catarina já temos alguns clubes no mercado de jogos eletrônicos.

 

O sucesso dentro dos campos de futebol fez com que a criação dos times de competição nos eSports aumentasse. Grandes instituições do Brasil colocaram suas marcas além das 4 linhas da vida real. A maioria das equipes se aventuram nos jogos de simulação de futebol, como o FIFA e o eFootball PES. Além de outros jogos como o Counter-Strike Global Offensive, League of Legends e Free Fire.

 

Alguns grandes clubes de futebol se destacam nos esportes eletrônicos, como o Flamengo, time que disputa o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), Liga Brasileira de Free Fire Série B (LBFF), PUBG Mobile, Brawl Stars e campeonatos de eFootball PES. Corinthians também é outro time que se destaca. O Free Fire é o maior feito da equipe, onde já foi campeão mundial, além do eFootball PES. Santos e Cruzeiro são outras duas equipes que aparecem em algumas modalidades.

 

Com um cenário promissor, o mercado de eSports cresce ano após ano e os times de futebol enxergam com bons olhos essas oportunidades para expandir a marca em busca de mais reconhecimento também nos esportes eletrônicos. Vamos conferir uma lista de equipes que já fizeram ou ainda estão fazendo sucesso nos esportes eletrônicos em Santa Catarina.

 

Os eSports nas equipes catarinenses de futebol

 

Alguns clubes de Santa Catarina disputam competições de esporte eletrônico. Confira os projetos das equipes aqui do estado.

 

Chapecoense

 

Chapecoense eSports foi apresentada em 2020 e neste ano vem ganhando força no cenário competitivo — Foto: Chapecoense/Divulgação

Chapecoense eSports foi apresentada em 2020 e neste ano vem ganhando força no cenário competitivo (Foto: Chapecoense / Divulgação)

Durante a pandemia do Covid-19, a Chape divulgou a criação da equipe de esportes eletrônicos. A Chapecoense eSports contempla cinco modalidades, o eFootball PES, Free Fire, League of Legends, Fortnite e CS:GO

 

A Chape é um dos maiores clubes do país, uma marca de muito potencial comercial, acredito que será uma parceria de sucesso, que trará bons resultados a ambas as partes“, disse Guilherme Alarico, sócio da Chape.

 

Em março deste ano, uma parceria com a empresa Red Button, agência tem grande experiência nos eSports, mudou os rumos da equipe, com foco especializado em novos talentos. Hoje, a Chapecoense eSports é influenciadora no Free Fire e Fortnite. Neste mês mais uma novidade tomou conta das redes sociais da equipe, o lançamento da line-up feminina de Valorant. Aos poucos, as modalidades da Chape vão tomando forma e se estabelecendo no mercado dos esportes eletrônicos.

 

Joinville

 

Outro projeto que surgiu no ano de 2020, com a pandemia, foi o do Joinville. A primeira modalidade confirmada foi a eFootball PES para o Playstation 4, onde a equipe participou de alguns torneios com Edemilson Nico da Costa como capitão. Logo após sua criação, a equipe participou do campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual, onde mais de 128 times estavam na disputa.

 

Mais tarde, a equipe deu sequência no projeto dos eSports. A criação do time de CS:GO foi mais um marco, apesar de que no momento ela está inativa de campeonatos. O último disputado foi a Liga Gamers Club Série C, em julho. A equipe de FIFA continua ativa, disputando diversos campeonatos de Pro Clubs (11×11) contra grandes equipes do Brasil.

 

Próspera

 

PrósperaGG é o projeto de eSports mais recente dos clubes de futebol de Santa Catarina — Foto: Próspera/Divulgação

PrósperaGG é o projeto de eSports mais recente dos clubes de futebol de Santa Catarina (Foto: Próspera / Divulgação)

Recentemente, o Próspera, time de Criciúma deu mais um passo para a universalização da marca. A equipe de eSports do Time da Raça foi nomeada de PrósperaGG, com a ideia de promover seletivas para a equipe de Free Fire.

 

Percebemos que os times vinham crescentes nos jogos eletrônicos. Então decidimos trazer para o Próspera esse nosso projeto que ainda está engatinhando, mas é um projeto para o futuro. A caminhada é longa. Porém temos times como Corinthians e Flamengo em que isso já está bem consolidado“, falou o diretor de marketing do PrósperaGG, Gabriel de Oliveira Fernandes.

 

Leonardo Eduardo será o responsável pelas equipes, que a princípio terá apenas o Free Fire, porém, eles não descartam a possibilidade de abranger para mais modalidades, como Counter-Strike: Global Offensive, FIFA, PES e Call of Duty Warzone. A ideia é transmitir os jogos em seu canal da Twitch, criando um conteúdo interativo e divertido para os fãs e torcedores da equipe acompanharem.

 

Criciúma e Figueirense

 

Com projetos parecidos, o Criciúma e o Figueirense se destacam nos jogos de simulação. As duas equipes competem nacionalmente nos times de Pro Clubs no FIFA 21. O Criciúma chegou às semifinais da Libertadores EsportsLat, além de jogar outros campeonatos nacionais como a Série B VPL, fazendo parte também da Electronic Football Association (EFA). A equipe está presente nas plataformas Xbox, PS4 e PC.

 

O Figueira também disputa campeonatos de Pro Clubs do FIFA 21, fazendo parte das plataformas Xbox e PS4. Na Série A do Brasileirão, a equipe é uma das mais consistentes do Brasil. Além de vencer o 6° quadrangular FBP e atingir a vice-colocação no Platinium Cup.

 

Avaí

 

A parceria do Avaí com o Jimmy e-Sports rendeu muitos frutos, mas atualmente está inativa — Foto: Avaí/Divulgação

A parceria do Avaí com o Jimmy e-Sports rendeu muitos frutos, mas atualmente está inativa (Foto: Avaí / Divulgação)

Por último, o Avaí teve um grande projeto em suas mãos nos anos de 2018 e 2019, porém, no momento, a equipe está inativa. A marca disputou diversos campeonatos de várias modalidades. O FIFA e o PES estavam na lista dos jogos de futebol, além disso, outros jogos como Hearthstone, Magic, Rainbow Six Siege, e PUBG representavam as cores do Avaí. Porém, em abril de 2019 a parceria Avaí Esporte Clube e Jimmy eSports chegou ao fim, fazendo com que o Leão da Ilha desse uma pausa nas competições

 

Há um grande interesse dos times de futebol de Santa Catarina em fazer o mercado de eSports crescer. Todo o planejamento e processo para evolução demanda tempo e principalmente uma boa gestão. A tendência é que mais times possam entrar nesse mundo dos esportes eletrônicos nos próximos anos, não somente aqui do estado, mas no Brasil todo.


POR: MATHEUS DAL PRÁ – GLOBO ESPORTE SC

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares