Rui Car
29/10/2020 17h10

Série B do Catarinense: como chegam as equipes rumo à elite

Nesta edição, três clubes ascendem para a primeira divisão do campeonato estadual

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Mateus Mastella/MC10

Foto: Mateus Mastella/MC10

Delta Ativa

Adiada por conta da pandemia da Covid-19, a Série B do Catarinense estreia neste fim de semana com a jornada dos clubes que querem chegar à primeira divisão do estadual. A edição será dividida em duas fases. Na primeira, os times jogam entre si em turno único. Os dois melhores garantem vaga na Série A e disputam o título em partidas de ida e volta. O terceiro colocado também comemora a classificação, pois o campeonato em 2021 terá 12 equipes.

 

ge Santa Catarina buscou junto aos clubes informações sobre a pré-temporada, os reforços contratados e a expectativa dos técnicos para o torneio. Confira abaixo:

 

Barra

 

Júnior Rocha comanda o Barra na Série B do Catarinense — Foto: Rafael Bento/BarraFC

Júnior Rocha comanda o Barra na Série B do Catarinense (Foto: Rafael Bento/BarraFC)

 

Barra Futebol Clube será comandado pelo técnico Júnior Rocha, treinador com trabalhos na Série C e B do Campeonato Brasileiro, estaduais e Copa do Brasil. Disputou a Segundona nacional pela última vez em 2018 com o CRB. Pelo Luverdense, ele tem o título do estadual de 2016 e ganhou, de forma invicta, a Copa Verde em 2017. O treinador terá a missão de colocar o clube pela primeira vez na Série A.

 

— Estamos preparados. É um campeonato diferente porque são apenas nove jogos e sobem três times à elite do Estado. Sabemos das dificuldades, mas temos chances de alcançar nossos objetivos — disse.

 

Destaque: entre os atletas que vão jogar pelo Barra, Yann Rolim é um dos jogadores que fechou com o clube para a disputa da competição após encerrar o contrato com a Chapecoense.

 

Estreia: Hercílio Luz x Barra, domingo (1º/11), às 18h, no Estádio Aníbal Costa.

 

Camboriú

 

Mauro Ovelha está em sua terceira passagem no comando técnico do Camboriú — Foto: Rafael Nunes/Camboriú

Mauro Ovelha está em sua terceira passagem no comando técnico do Camboriú (Foto: Rafael Nunes/Camboriú)

 

Camboriú Futebol Clube iniciou a pré-temporada no fim de setembro. O clube, que não disputa a primeira divisão desde 2016, será comandado por Mauro Ovelha, treinador conhecido no futebol de Santa Catarina por títulos: Campeonato Catarinense 2011 (Chapecoense), Copa SC 2011 (Joinville), Divisão Especial 2015 (Brusque) e 2017 (Concórdia). Ele está na terceira passagem pelo clube.

 

— Sabemos da dificuldade da competição. São três vagas, mas todos os dez times fizeram um bom planejamento. Essa é minha terceira passagem no Camboriú e, com certeza, um acesso marcaria de vez o clube no meu coração e nossos nomes na história do clube. Vamos brigar por isso até o final — falou.

 

Destaque: o atacante Fabinho, de 37 anos, ex-Guarani e Criciúma. Ele estava no Juventus, de Jaraguá e, junto com o volante Hildo, também contratado, foi campeão da Série B do estadual em 2019 pelo Almirante Barroso. Outro nome no elenco é o do meia Flavio Paulinho, de 31 anos, que está na segunda passagem pela Cambura e foi artilheiro da competição há dois anos.

 

Estreia: Caçadorense x Camboriú, domingo (1º/11), às 16h, no Estádio Carlos Alberto Costa Neves.

 

Caçadorense

 

Caçadorense foi o campeão da Série C do Catarinense em 2019 — Foto: Emerson Sell/Caçadorense

Caçadorense foi o campeão da Série C do Catarinense em 2019 (Foto: Emerson Sell/Caçadorense)

 

Caçador Atlético Clube, que utiliza o nome fantasia Caçadorense, se prepara para a estreia na Segundona desde 21 de setembro. O clube foi campeão da Série C do Catarinense em 2019 e espera manter a crescente para chegar à divisão principal. Quem comanda a equipe é o treinador Itaqui (Jesus Cleiton Pereira da Silva), ex-jogador de Juventude e Grêmio, que está no clube desde a última temporada.

 

— É uma competição muito difícil, mas acreditamos muito no princípio de nos prepararmos muito bem. Esse foi o nosso foco. Agora entramos na reta final visando a estreia no próximo domingo — comentou.

 

Destaque: o meia Diego Torres, de 34 anos, que estava no Amazonas, e o atacante Dionas Bruno, de 24 anos, formado nas categorias de base do Juventude, estão entre os jogadores que chegam para a disputa. Maycon, atacante de 33 anos que disputou a Série C do estadual pelo Caçadorense em 2019, está de volta.

 

Estreia: Caçadorense x Camboriú, domingo (1º/11), às 16h, no Estádio Municipal Carlos Alberto Costa Neves.

 

Fluminense

 

Fluminense manteve a comissão técnica que disputou a Série B em 2019 — Foto: Carine Silva/Fluminense-SC

Fluminense manteve a comissão técnica que disputou a Série B em 2019 (Foto: Carine Silva/Fluminense-SC)

 

O Fluminense Futebol Clube, de Joinville, manteve a comissão técnica que disputou a segunda divisão em 2019. Joaquim Fernandes, o “Nego”, comanda a equipe em busca do retorno à elite do Catarinense. A última vez que o clube disputou a Série A foi em 1960.

 

— A expectativa é a melhor possível para a estreia diante do Próspera. Sabemos que será um jogo difícil, tivemos pouco tempo de preparação. Tenho certeza que vamos fazer um bom jogo para sairmos de lá com os 3 pontos . O objetivo é subir este ano, será difícil, mas iremos lutar para estar entre os três — disse Joaquim Nego.

 

Destaque: alguns jogadores que atuaram na temporada passada voltaram para a Série B de 2020, como o zagueiro Helber, de 27 anos, e o meia Luiz Meneses, de 24.

 

Estreia: Próspera x Fluminense, sábado (31/10), às 15h, no Estádio Mário Balsini.

 

Guarani de Palhoça

 

Guarani de Palhoça tem parceria com o Paraná Clube para a disputa do estadual — Foto: Divulgação/Guarani de Palhoça

Guarani de Palhoça tem parceria com o Paraná Clube para a disputa do estadual (Foto: Divulgação/Guarani de Palhoça)

 

Guarani de Palhoça firmou uma parceria com o Paraná Clube para disputar a Série B. O time vai contar com intercâmbio de atletas para formação do plantel. Inclusive os treinos na pré-temporada são realizados no Estádio Vila Olímpica, em Curitiba. Quem comandará a equipe será o técnico Gustavo Silva, com passagem pelas bases de Coritiba, Athletico e Bahia.

 

— A equipe vem treinando muito bem, assimilando os conteúdos e mostrando consistência. Nós estamos felizes com o desenvolvimento da rotina. Sabemos da força da competição, da competitividade e da dificuldade que vamos enfrentar. É uma competição que reúne técnica e força dos atletas. Serão grandes enfrentamentos — falou.

 

Destaque: as principais contratações do Bugre são o goleiro Rafael Kahn, que estava no Anapolina, e o zagueiro Gerson, ex-Cabofriense. Os dois têm 24 anos. Os jogadores vindos da parceria com o Paraná: o atacante Ruan Pedra, que estava no profissional, e o meia Japa, destaque da base.

 

Estreia: Guarani de Palhoça x Navegantes, domingo (1º/11), às 15h, no Estádio Renato Silveira.

 

Hercílio Luz

 

Rodrigo Bandeira comanda o Hercílio Luz na segundona do Catarinense — Foto: Patrícia Amorim/Hercílio Luz

Rodrigo Bandeira comanda o Hercílio Luz na segundona do Catarinense (Foto: Patrícia Amorim/Hercílio Luz)

 

Hercílio Luz disputou a Série A do Catarinense em 2019, acabou caindo em último na primeira fase e busca voltar para a elite no ano que vem. Quem comanda o clube nesta temporada é Rodrigo Bandeira, técnico que estava no Guarany, de Bagé.

 

— O torcedor pode ter certeza que vai ter um profissional completamente focado no projeto. Tenho certeza que vamos plantar e colher ótimos frutos. É um trabalho em conjunto: do torcedor, da comissão e atletas. Todos os juntos para recolocar o Hercílio na Série A — falou.

 

Destaque: os atacantes Mateus Arence, que conquistou o acesso com o clube em 2017, e Lucas Coelho, ex-Grêmio, Goiás, Criciúma e Avaí, estão entre os atletas que vão disputar a Série B pelo Leão.

 

Estreia: Hercílio Luz x Barra, domingo (1º/11), às 18h, no Estádio Aníbal Costa.

 

Inter de Lages

 

Reinaldo assume o  Inter de Lages em seu primeiro trabalho como técnico — Foto: Greik Pacheco/Inter de Lages

Reinaldo assume o Inter de Lages em seu primeiro trabalho como técnico (Foto: Greik Pacheco/Inter de Lages)

 

Da atuação nos gramados para o comando técnico fora deles. O Inter de Lages será comandado por Reinaldo, ex-jogador de Flamengo, São Paulo, PSG (FRA), Santos, Figueirense, entre outros, que esteve em campo pelo Colorado na campanha do quarto lugar na Série A do Catarinense em 2015. Ele terá o objetivo de levar o time de volta à elite do estadual. Reinaldo se aposentou na temporada passada e faz o primeiro trabalho como treinador.

 

 

— Os atletas estão assimilando com muita rapidez as nossas ideias de jogo — comentou.

 

Destaque: o volante Michel Schmöller, de 32 anos, é formado na base do Figueirense e está na quinta passagem pelo clube da Serra. O meia Marcos Paraná, de 34 anos, atuou pelo Inter em 2018 e também está no grupo.

 

Estreia: Metropolitano x Inter de Lages, segunda-feira (2/11), às 16h, no Estádio Hermann Aichinger.

 

Metropolitano

 

Metropolitano venceu o Joinville por 2 a 1 em amistoso durante a pré-temporada — Foto: Divulgação/Joinville

Metropolitano venceu o Joinville por 2 a 1 em amistoso durante a pré-temporada (Foto: Divulgação/Joinville)

 

Metropolitano fechou uma parceria com a empresa do ex-jogador André Santos para a gestão do futebol. O clube foi campeão da Série B do estadual em 2018, mas acabou rebaixado no ano seguinte. Quem comanda a equipe é o também ex-atleta Eduardo Costa, com passagens na carreira por Grêmio, São Paulo, Vasco, Avaí e futebol internacional.

 

— Após quatro semanas de preparação e a realização de dois jogos preparatórios, nos encontramos em um momento decisivo para a estreia. Estamos confiantes de que estamos no caminho certo e preparados para enfrentar a competição.

 

Destaque: entre as chegadas está o meio-campo Gustavo França, que estava no Inter e fez 20 partidas e dois gols pelo time sub-23 em 2019, e o volante Kauê Patrick, formado nas categorias de base do Figueirense. Ele atuou pelo Alvinegro no estadual deste ano.

 

Estreia: Metropolitano x Inter de Lages, segunda-feira (2/11), às 16h, no Estádio Hermann Aichinger.

 

Navegantes

 

O Almirante Barroso cedeu a vaga e nome ao Navegantes Esporte Clube para a disputa da Série B do Campeonato Catarinense deste ano. Em 2019, o Barroso foi o campeão da segunda divisão do estadual, mas desistiu por causa da impossibilidade de receber as partidas no estádio Camilo Mussi, em Itajaí. O Navegantes será comandado pelo ex-jogador Gláucio Bastos, aposentado em 2015.

 

Estreia: Guarani de Palhoça x Navegantes, domingo (1/11), às 15h, no Estádio Renato Silveira.

 

(O Navegantes não passou mais informações sobre o clube até o fechamento desta matéria).

 

Próspera

 

Paulo Baier comanda o Próspera pela segunda vez na carreira como técnico — Foto: Mateus Mastella/MC10

Paulo Baier comanda o Próspera pela segunda vez na carreira como técnico (Foto: Mateus Mastella/MC10)

 

Esporte Clube Próspera fez uma pré-temporada de três meses para a Série B. O clube aposta no comando do ex-jogador Paulo Baier, técnico campeão da Série C do estadual em 2018 pelo clube, para voltar à primeira divisão, disputada pela última vez em 2007. É a segunda passagem do profissional, que busca o segundo título como treinador.

 

— Os jogadores estão chegando mais experiente para agregar com a juventude e ajudar no dia a dia para o Próspera voltar à Série A. Gosto muito daqui e estou feliz em voltar ao Próspera. É uma oportunidade. A cidade me trata bem — disse.

 

Destaque: o experiente goleiro Roberto, de 41 anos, com passagens por Criciúma, Vasco e Ponte Preta, retornou ao clube. Ele foi um pedido do técnico Paulo Baier.

 

Estreia: Próspera x Fluminense, sábado (31/10), às 15h, no Estádio Mário Balsini.

 

POR: RONALDO FONTANA – GLOBO ESPORTE SC

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares