Rui Car
29/07/2020 11h01

Alan Ruschel assume papel de liderança e é suporte em novo ano de reconstrução da Chape

Lateral-esquerdo é o capitão do time em ano que clube busca voltar para a Série A do Brasileiro

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Globo Esporte SC

Fonte: Globo Esporte SC

Delta Ativa

A história está escrita. E a de Alan Ruschel está ligada à da Chapecoense sem possibilidade de dissociação. Nem mesmo o hiato da ida para o Goiás no ano passado foi capaz de apagar os capítulos que o lateral-esquerdo viveu no clube catarinense. A atual temporada é de ressignificação para o atleta dentro do Verdão do Oeste: ele é o capitão e principal líder de um elenco que joga contra as probabilidades no estadual e Série B do Brasileiro.

 

As adversidades do 2020 pandêmico se juntaram com as dificuldades financeiras já vividas pela Chapecoense em consequência de um 2019 desastroso na esfera administrativa e desportiva. Com problemas no fluxo de caixa e uma dívida aumentada, o clube atrasou salários e com muito esforço consegue manter em dia os acordos neste ano.

 

Para um ano em que a Chapecoense precisa se reconstruir, ninguém melhor que alguém que viveu de dentro a tragédia que abateu o clube no final de 2016. Alan Ruschel é um dos sobreviventes da tragédia aérea da Colômbia e viu de perto todas as dificuldades vividas no Verdão.

 

Mais do que conhecer a reconstrução, Alan viveu os anos que fizeram da Chapecoense a sensação do futebol brasileiro. Dos 12 anos como profissional, seis foram com a camisa da Chapecoense. Ambientado, é querido por funcionários e profissionais do estafe. Naturalmente, a faixa de capitão chega como uma conquista.

 

O capitão Alan Ruschel

 

Os problema financeiros tendem a ser levados para o vestiário. E é neste ponto que a Chape conta com Alan Ruschel para controlar a pressão interna – ao lado de outros atletas experientes e do técnico Umberto Louzer.

 

Como capitão, é dele a função de repassar ao elenco as decisões acordadas com a direção – como a diminuição do salário e suspensão do pagamento do direito de imagem. É dele também a responsabilidade de ouvir dos companheiros as demandas e levar até os diretores. Embora lateral-esquerdo de origem, em 2020 Alan Ruschel tem aprendido a atuar no meio-campo – mas fora das quatro linhas.

 

Se a situação financeira é complicada para jogadores, que detém os maiores vencimentos do clube, é pior para profissionais de apoio e setores fora do futebol. Alguns funcionários relataram que receberam ajuda financeira de Ruschel. O mesmo aconteceu com atletas da base, que com a suspensão das atividades, também encontram algumas dificuldades.

 

Os atletas da base têm em Alan outro ponto de apoio: no vestiário. É natural que os jovens promovidos ao profissional fiquem apreensivos e tenham maior dificuldade de entrosamento com o grupo, mas o capitão ajuda a quebrar o clima.

 

Um dos jogadores da base promovido no ano passado relatou que Alan é brincalhão, mas também cobra em outros momentos. Além disso, faz a ponte com o treinador para a busca por oportunidades aos novatos.

 

Com a braçadeira de capitão, Alan Ruschel estará em sua função mais habitual na próxima quinta-feira. O lateral é um dos titulares do time de Umberto Louzer para enfrentar o Avaí, pela partida de volta das quartas de final do Campeonato Catarinense. O jogo está marcado para às 20h (de Brasília), na Ressacada.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares