Rui Car
03/06/2020 08h56

Ferrari única no Brasil enferruja há 14 anos e não pode nem virar sucata

A Prefeitura confirma que "até o momento" o veículo continua bloqueado

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A única Ferrari Dino 208 GT4 1975 emplacada no Brasil está enferrujando no ABC Paulista desde 2006, quando foi apreendida pela Polícia Civil pelos crimes de importação ilegal e adulteração do chassi.

 

O esportivo italiano com pintura amarela apodrece a céu aberto em um pátio da Prefeitura de Santo André (SP), porém não pode ser vendido nem como sucata. Consulta dos respectivos Renavam e placa no site do Detran-SP mostra que o cupê tem restrição judicial.

 

Ferrari Dino 208 GT4 tinha motor 2.0 V8, 4 assentos e desenho do estúdio Bertone - Divulgação

O nome Dino estreou nos carros de competição da marca no fim dos anos 1950, como homenagem a Alfredo, filho de Enzo Ferrari que morreu em 1956.

 

Em 1968, a Ferrari lançou a Dino 206 GT, primeiro carro de passeio a trazer a nomenclatura.

 

Era um modelo mais compacto e acessível, então o único equipado com motor 2.0 V6, instalado entre os eixos na traseira – pequeno para os padrões da marca.

 

O propulsor da primeira Dino, inclusive, era fabricado pela Fiat, o que levou muitos puristas a não considerá-la uma Ferrari legítima.

 

De fato, tratava-se do único carro da empresa de Maranello a não trazer o logotipo do cavalo empinado no capô. O panfleto publicitário da novidade, inclusive, reforçava essa imagem: “Compacta, brilhante, segura… Quase uma Ferrari”.

 

A 208 GT4, lançada em 1975, trocou as linhas sinuosas desenhadas pela Pininfarina por um desenho mais reto, assinado pelo estúdio Bertone.

 

Foi concebida para o mercado italiano, portanto, é raro se se ver uma em outros países.

 

A 208 GT4 trazia uma versão compacta do motor V8 utilizado na Dino 308 GT4, com cilindrada reduzida de três para dois litros. Ambas foram as primeiras Ferraris com um V8 central – configuração utilizada até hoje, como na F8 Tributo, recém lançada no Brasil.

 

Quando nova, a Ferrari de Santo André rendia 172 cv de potência e a velocidade máxima era de 220 km/h. Sua cabine tinha quatro assentos.

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