Rui Car
30/07/2021 15h06 - Atualizado em 30/07/2021 15h07

Água da torneira vira gelo em dia mais frio do ano em SC; veja vídeo

Registro foi feito por um morador no interior de Bom Jesus do Oeste, no Oeste do Estado; região teve temperatura de -4ºC

Assistência Familiar Alto Vale
Frio extremo congelou a água ao sair da torneira (Foto: Valdir Becker / Arquivo Pessoal)

Frio extremo congelou a água ao sair da torneira (Foto: Valdir Becker / Arquivo Pessoal)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Quando Valdir Becker, morador da linha Jundiá, interior de Bom Jesus do Oeste, no Oeste Catarinense, abriu a torneira por volta das 7h15 desta sexta-feira (30) teve uma surpresa. A água começou a congelar ao sair dos canos e ter contato com a pia formando pedaços de gelo. A cena chamou a atenção do morador.

 

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, em Bom Jesus do Oeste não tem estação meteorológica oficial, a mais próxima é a de Maravilha que marcou -4°C entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira. A temperatura foi a menor entre as regiões do Oeste e Extremo-Oeste.

 

Segundo Becker, somente esta semana foi a terceira vez que isso aconteceu. “Nunca havia acontecido coisa semelhante, nem mesmo em invernos passados. Isso me chamou muito atenção, porque o gelo foi se formando conforma a água caia na bacia da pia”.

 

Conforme a Defesa Civil, até o início da tarde desta sexta-feira nenhum município informou o registro de congelamento de canos.

 

Veja o vídeo:

 

 

Congelamento de água em canos

 

Apesar da água congelar ao sair da torneira, nos canos da casa de Becker a água não chegou a congelar. Porém, a Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) quanto aos cuidados para evitar que a água congele nos canos.

 

O indicado é proteger a tubulação que não estão enterradas e ficam expostas às condições climáticas. Para isso, a Casan explica que a cobertura pode ser feita com papelão, jornais, plásticos ou lonas, o que minimiza as chances de congelamento. Essa mesma proteção pode ser feita em hidrômetros, o que também diminui a chance de rompimento do equipamento.

 

As equipes estarão atentas para atender da melhor forma possível as demandas, mas eventuais consertos só poderão ser realizados após descongelamento das tubulações”, explica o Chefe da Agência de São Joaquim, Luiz Carlos do Amaral.

 

Além de reforçar as equipes, a Casan também aumentou o estoque de equipamentos como conexões, joelhos, registros, emendas e hidrômetros, necessários para atender a possíveis problemas e rompimentos que podem ocorrer neste período de baixas temperaturas.

 

Temperaturas negativas na região

 

A Defesa Civil informou que Santa Catarina registrou o frio mais intenso nesta sexta-feira. Das 150 estações meteorológicas do Estado, 105 registraram temperaturas negativas. A região de Maravilha registrou -4°C, seguida de Ponte Serrada com -2°C e Caibi com -1,2°C.

 

Mínimas de temperaturas na região Oeste e Extremo-Oeste. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

POR: CAROLINE FIGUEIREDO – ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE

 

Justen Celulares