Rui Car
28/07/2021 14h25 - Atualizado em 28/07/2021 14h26

Chuvas de meteoros poderão ser vistas em SC; saiba como conferir

Fenômeno poderá ser visto na quinta-feira (29) e na sexta-feira (30)

Assistência Familiar Alto Vale
16 meteoros por hora devem ser registrados na sexta-feira (Foto: Jocimar Justino / Arquivo Pessoal)

16 meteoros por hora devem ser registrados na sexta-feira (Foto: Jocimar Justino / Arquivo Pessoal)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Chuvas de meteoros poderão ser vistas em Santa Catarina na quinta-feira (29) e na sexta-feira (30). A previsão é da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que emitiu um alerta na terça-feira (27). As informações são do G1 SC.

 

Denominada Capricornídeas, a chuva de meteoros prevista para quinta-feira deverá ter a queda de cerca de cinco meteoros por hora. Já a chamada Delta Aquáridas do Sul ocorre na sexta e deve ter em torno de 16 meteoros por hora.

 

Essas chuvas são totalmente favoráveis [para observação] para nós no hemisfério Sul, em Santa Catarina“, disse o astrônomo amador Jocimar Justino ao G1.

 

O fenômeno poderá ser visto de todo o país. Mesmo com uma chuva de meteoros pouco intensa, a Alfa Capricornídeas pode produzir meteoros explosivos e algumas bolas de fogo durante seu período de atividade. Os meteoros da Delta Aquáridas do Sul são, geralmente, fracos e não apresentam trilhas persistentes no céu.

 

No último fim de semana, a estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense, fez o registro de alguns exemplares da chuva Delta Aquáridas do Sul.

 

A Alfa Capricornídeos recebe esse nome porque sua direção de queda fica próxima à estrela mais brilhante da Constelação de Capricórnio. Já o Delta Aquáridas do Sul fica próximo à estrela Delta Aquarii, a quarta mais brilhante da Constelação do Aquário.

 

Saiba como observar os meteoros

 

As chuvas de meteoros previstas para os próximos dias poderão ser observadas a olho nu, sem necessidade de qualquer equipamento. O melhor horário de observação está previsto para entre 22h e 0h30 da manhã. Entre as dicas estão:

 

– Procurar um lugar escuro, preferencialmente em um local afastado das grandes cidades, para evitar a poluição luminosa;

 

– Desligar as luzes em volta para tornar o local ainda mais escuro;

 

Utilizar uma cadeira de praia ou colchão para se deitar e observar o céu de forma mais confortável;

 

– Cobertas e uma garrafa de café quente à mão podem ser boas companheiras para a noite de observação.

 

Meteoros alfa capricornídeos e delta aquarídeos do sul registrados em Taquara (RS) em 2020

Meteoros alfa capricornídeos e delta aquarídeos do sul registrados em Taquara (RS) em 2020 (Foto: Dr. Carlos Jung – BRAMON / Reprodução)

A Bramon também estimula que os observadores comuniquem a organização após o avistamento de algum meteoro. As informações servem para registros mais precisos sobre os fenômenos e podem ser relatados no site da organização. É importante registrar a hora do aparecimento e procurar referências no céu para saber o trajeto do meteoro.

 

Essa dica serve para Santa Catarina e também para todo o Brasil. O ponto de referência para ver as chuvas é o planeta Júpiter. Ele é o ponto [estrela] mais brilhante na direção Oeste, onde o sol nasce. Como os radiantes destas duas chuvas estão praticamente na mesma direção, vai ser bem fácil acompanhar. Não quer dizer que só surgirá deste ponto do céu, mas se você traçar uma linha da trajetória do meteoro eles vão parecer surgir deste ponto“, explica Jocimar.


FONTE: DIÁRIO CATARINENSE – NSC TOTAL / COM INFORMAÇÕES DO G1 SC

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE
Justen Celulares