Rui Car
08/05/2021 10h25

Conheça a história do Dia das Mães, uma das datas mais celebradas no mundo

A data comemorativa surgiu no início do século XX e desde então nunca mais parou de ser celebrada

Assistência Familiar Alto Vale
Neste ano, Dia das Mães é celebrado no próximo dia 09 de maio (Foto: Shutterstock)

Neste ano, Dia das Mães é celebrado no próximo dia 09 de maio (Foto: Shutterstock)

Delta Ativa

O tão aguardado Dia das Mães está chegando, sendo uma das datas comemorativas mais importantes para os brasileiros, principalmente para o comércio. Entretanto, poucos conhecem a origem da data e porque ele é comemorado sempre no segundo domingo de maio.

 

A data comemorativa surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX, quando Anna Jarvis quis homenagear sua mãe, Ann Marie Jarvis, após seu falecimento em 1905. A jovem iniciou uma campanha para mostrar a importância da figura materna às crianças e adolescentes dentro da Igreja Metodista que frequentava, em Grafton, na Virgínia Ocidental.

 

A movimentação em razão da celebração tomou grandes proporções, até que conseguiu chamar a atenção do governador da época, William E. Glasscock, que, em 1910, instituiu o dia 26 de abril para homenagear as progenitoras em Virgínia.

 

Com o tempo, a comemoração alcançou o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, que decidiu comemorar a data no país com uma data fixa: o segundo domingo de maio. A data foi oficializada em 1914 e ganhou comoção internacional desde então.

 

Depois disso, a data não demorou para chegar ao Brasil. A comemoração iniciou em um local específico: a Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 1918. Porém, aqui a data só passou a ser celebrada da mesma forma que acontecia nos Estados Unidos, quando o presidente Getúlio Vargas a instituiu oficialmente, em 1932.


FONTE: FOLHA BV

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.

RECEBA NOTÍCIAS DO ALTO VALE DIRETAMENTE NO SEU CELULAR CLICANDO AQUI.

 

Justen Celulares