Rui Car
27/02/2021 11h21

Há 25 anos, Gugu batia recorde no Ibope com morte dos Mamonas Assassinas

Cobertura histórica rendeu recorde ao Domingo Legal

Assistência Familiar Alto Vale
O grupo Mamonas Assassinas no Domingo Legal em 1995 (Foto: Divulgação/SBT)

O grupo Mamonas Assassinas no Domingo Legal em 1995 (Foto: Divulgação/SBT)

Delta Ativa

Na próxima terça-feira (2), completará 25 anos do trágico acidente aéreo que culminou na morte dos seis integrantes do grupo Mamonas Assassinas: Dinho, Júlio, Samuel, Bento e Sérgio. A banda vivia uma ascensão meteórica e se foram no auge. O acidente aconteceu por volta das 23h15 de um sábado, e no dia seguinte Gugu Liberato (1959-2019) entrava no ar com um Domingo Legal ao vivo, sendo grande fonte de informação sobre a tragédia que parou o Brasil. A atração bateu recorde de audiência.

Apenas a Globo dava informações no domingo, mas Gugu quis que naquele dia as coisas fossem diferentes. O astro do SBT relatou à Folha de S.Paulo da época que falou com Silvio Santos ao telefone na manhã que antecedeu seu programa e pediu que o patrão ficasse tranquilo. Ele mobilizaria toda a produção para tratar sobre a morte dos integrantes da banda.

 

Gugu contou que recebeu a notícia da morte dos meninos de Guarulhos às 7h30. Dito isso, tirou todos os diretores da cama e pediu que eles fossem ao SBT e levantasse todo o material. O apresentador também perguntou pelo helicóptero da emissora, que estava no Rio de Janeiro, e quis agilidade para que tudo pudesse fluir ao longo da maratona que era o Domingo Legal.

Quando o relógio apontou 11 horas, Gugu avisou Silvio Santos que queria entrar com flashes ao vivo para informar o público sobre a morte dos Mamonas Assassinas. E conseguiu o que queria. Ele se orgulhava de que naquele fatídico final de semana, o seu Domingo Legal foi a única fonte de informação não só para o público, mas também a uma série de veículos de imprensa.

 

Apresentado das 12h10 às 15h30, o Domingo Legal cravou 37 pontos de média com 47 de pico. No mesmo horário, a Globo registrou 13. Naquele tempo, Gugu costumava render 18 pontos. Cada ponto equivalia a 100 mil telespectadores na Grande São Paulo.

 

Anos dourados e a CNN do Gugu

 

O loiro do SBT caminhava em 1996 daquele seria seus anos dourados na emissora, batendo o Domingão do Faustão, dividindo o domingo com Silvio Santos e ganhando uma bolada. Tudo isso mesclando entretenimento, informação e alguma baixaria.

 

Jornalista de formação, Gugu tentava incluir a notícia como uma engrenagem do Domingo Legal. Não raramente, a imprensa adjetivava seu dominical como a “CNN do Gugu”, tamanho investimento que era feito em reportagens jornalísticos. A ideia era clara: bater a Globo e conquistar a ponta de audiência.

Mãe Dinah foi criticada no Domingo Legal

 

A célebre vidente Mãe Dinah (1930-2014) fez uma previsão da morte dos Mamonas Assassinas em dezembro de 1995, apenas três meses antes do acidente. Ela foi citada no dominical de Gugu, o que enfureceu o pai de Dinho, que disse não acreditar nessas coisas. “Sou evangélico, pertenço à Assembleia de Deus”, bradava. “Sempre vi vultos negros atrás de cada um deles, o que significa que iam morrer juntos e que teriam uma permanência pequena na terra”, recordou a vidente.

 

Apesar da cobertura de horas e ser a única fonte de informação no momento, houve quem achasse que Gugu tenha feito daquilo um show. Enquanto ele anunciava a “chegada de mais imagens terríveis do acidente”, chegava um corte para Silvio Santos vender Tele-Senas.

Novo caminho para o Domingo Legal

 

A partir daí, Gugu Liberato ganhou ainda mais relevância e notoriedade. De 1996 até o período que compreendeu o ano de 2002, o Domingo Legal passou a ser uma pedra de sapato na Globo.

 

Desde então, o Domingo Legal nunca mais repetiu os mesmos números de audiência, sendo este um recorde até os dias de hoje.


POR: THIAGO FORATO: NA TELINHA / UOL

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

 

Justen Celulares