Rui Car
08/08/2020 10h29

Em 1990, Chico Anysio pedia para Escolinha do Professor Raimundo virar programa solo

Atração era um fenômeno com Chico Anysio

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: Na Telinha

Fonte: Na Telinha

Delta Ativa

Quadro de maior sucesso do Chico Anysio ShowA Escolinha do Professor Raimundo virava programa solo em agosto de 1990, aos sábados à noite.

 

Foi o próprio Chico Anysio (1931-2012) quem sugeriu vida própria à Escolinha ao Boni, na época vice-presidente de operações da Globo. “Pessoas da classe A a Z e do nível 1 ao 100 falam sobre a Escolinha onde quer que eu vá. O agrado é geral e fico tranquilo em dizer isso porque foi o Haroldo [Barbosa] quem criou. A escola é um universo pelo qual todos nós passamos, no qual a criança está e que é uma vontade para aquele que não pode frequentar. Então, a escola não tem erro”, disse ao jornal O Globo antes da Escolinha se tornar um programa.

 

O sucesso nas noites de sábado, mesmo concorrendo com o grande sucesso da história da extinta TV Manchete, Pantanal, fez com que o humorístico em menos de dois meses se tornasse também um programa diário aos finais de tarde. A Escolinha seguia aos sábados.

 

Como começou a Escolinha?

 

elencoprofessorraimundo_4f0c86b1c7dcb094360f17bdc6fdb69616701ed0

 

Formato proliferado por outros apresentadores como Ratinho, Gugu Liberato (1959-2019) e Gilberto Barros, a Escolinha surgiu no rádio na década de 1930.

 

Já a do Professor Raimundo veio em 1952 pelas mãos de Haroldo Barbosa para a Rádio Mayrink Veiga, onde o formato consistia em uma sala de aula, que servia de escada para as piadas de três alunos. A primeira versão televisiva surgiu em 1957, no programa Noites Cariocas, da TV Rio.

 

O sucesso do programa na Globo perdurou até 1995, quando se encerrou a primeira fase.

 

A Escolinha do Professor Raimundo ainda retornou em 1999 como quadro do Zorra Total, ficando no ar até 2000 e retornando de novo em 2001, no início do ano, para permanecer até o final dele. A fórmula acabou sofrendo um desgaste natural.

 

Em 2015, o humorístico ganhou um remake especial para o Canal Viva, que fez grande sucesso e foi para a Globo, ganhando novas edições ano a ano de forma fixa. Nele, Bruno Mazzeo, filho de Chico Anysio, interpreta o professor Raimundo, tendo atores como Mateus Solano, Lúcio Mauro Filho, Marcos Caruso, Fabiana Karla, Dani Calabresa, Marcelo Adnet, Marco Ricca, Fernanda de Freitas, Bruno Garcia e Marco Luque, entre tantos outros, interpretando os personagens que marcaram época na atração.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares