Rui Car
07/08/2020 09h59

Pacientes curados do Coronavírus podem ter sequelas respiratórias, cardíacas e neurológicas

Sequelas têm sido registradas principalmente em pacientes que tiveram a forma grave da Covid-19

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC

Fonte: NSC

Delta Ativa

Os impactos deixados pelo Coronavírus no corpo humano ainda são uma questão em aberto e alvo de muitos estudos nos últimos meses. Após a recuperação, pacientes que apresentaram a forma mais severa da Covid-19 e precisaram de internação têm ficado com sequelas. Por ser uma doença nova, ainda não se sabe a duração dos efeitos do vírus.

 

Como se trata de uma doença respiratória, as principais sequelas deixadas pela Covid-19 nos pacientes recuperados estão nos pulmões. No entanto, estudos recentes têm encontrado impactos cardíacos e até neurológicos em algumas pessoas.

 

Médico pneumologista e presidente da Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia (Acapti), Fábio José Fabrício de Barros Souza explica que as lesões aparecem, principalmente, em pacientes que precisam de ventilação mecânica (respiradores) e acabam ficando um tempo maior na UTI.

 

– É comum ter tosse e falta de ar por lesões fibrosantes. O Coronavírus tem uma predileção pelos terços inferiores dos pulmões, ele dá uma área que a gente chama de “vidro fosco” na periferia dos pulmões, fica uma parte meio acinzentada. É justamente ali onde acaba tendo uma maior lesão sequelar, causando essa fibrose. A função pulmonar não fica totalmente normal, a pessoa fica com fadiga, cansaço, sem conseguir desempenhar as mesmas funções como fazia antes – explica o médico.

 

Souza diz que a maioria dos pacientes acaba se recuperando com o passar o tempo, mas os mesmos fatores de risco do início da doença também aparecem como complicadores depois da Covid-19. Problemas cardíacos, obesidade e outras comorbidades tornam a recuperação mais lenta, conforme a análise do médico em pacientes que deixaram a UTI.

 

Danos neurológicos, cardíacos e perda de olfato

 

Publicações recentes nas revistas científicas New England Journal of Medicine e Brain listaram sintomas neurológicos que foram identificados em pacientes com Covid-19 que deixaram o hospital. Pontos como dificuldades cognitivas e confusão mental foram notados, além de dor de cabeça, perda de olfato e até mesmo hemorragias e trombose. O caso está sendo estudado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

 

– É extremamente intrigante e não sabemos porque o vírus causa tantos problemas neurológicos. A via olfatória é uma possível porta de entrada, mas não apenas ela justificaria os problemas psiquiátricos – disse a neurologista do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unicamp, Clarissa Lin Yasuda.

 

Já em relação aos danos no coração, um estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, apontou que o músculo cardíaco pode ser afetado pelo coronavírus e apresentar danos mesmo em pacientes que não tinham problemas cardíacos antes de contrair o vírus. Os relatos apontam sintomas de insuficiência cardíaca, e ainda não se sabe a duração dos sintomas.

 

No Brasil, um estudo em andamento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-USP) está investigando a perda de olfato sentida pelos pacientes com covid-19. Cerca de 5% das pessoas que deixaram de sentir cheiros por causa da doença não recuperaram o sentido dois meses depois do início dos sintomas.

 

O estudo foi feito com 650 pacientes e, para os pesquisadores, indica que é possível uma perda de olfato permanente após o coronavírus, mas com chances pequenas. Conforme os pesquisadores, a recuperação é mais fácil para quem é diagnosticado mais cedo e também começa um tratamento precoce para reverter as sequelas depois de se curar da Covid-19. 

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares