Rui Car
26/05/2020 08h56

Há 20 anos, Planet Hemp denunciava o perverso sistema político brasileiro em seu terceiro disco

"A Invasão do Sagaz Homem Fumaça" não é só o melhor disco do Planet Hemp: é também um registro histórico da sociedade brasileira e um ataque corajoso aos poderosos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Adivinha doutor, quem tá de volta na praça? Planet Hemp, ex-quadrilha da fumaça!

 

Foi assim, com Marcelo D2 e um baita riff de guitarra, que a banda brasileira abriu o single “Ex-Quadrilha da Fumaça” para mostrar ao mundo uma nova fase repleta de elementos que culminaram no seu terceiro disco de estúdio, A Invasão do Sagaz Homem Fumaça.

 

Lançado em 2000, o disco é considerado por muitos como o melhor do grupo, e há diversos motivos para se concordar com isso.

 

Fazendo uma mistura certeira de Hip Hop, Punk e Hardcore em 15 faixas, há diversas nuances que fazem do álbum um marco histórico na música brasileira, e olha que nem estamos falando do fato dele ser o último da banda até agora.

 

Carreira e Sucesso do Planet Hemp

 

 

Logo com seu primeiro disco, Usuário (1995), a banda fez muito barulho por apresentar uma nova proposta ao rock brasileiro, bem como à sociedade.

 

A fusão de Rock e Rap ainda era novidade por aqui e quando feita com tamanha precisão, estava destinada a chamar a atenção positivamente. Além disso, o Planet Hemp foi o primeiro grupo do Rock Nacional nos Anos 90 a falar abertamente sobre uma causa específica e defender a descriminalização da maconha.

 

Hits como “Legalize Já” e “Dig Dig Dig (Hempa)” fizeram com que o disco vendesse 150 mil cópias e a banda se tornasse uma das principais do país, encaminhando o sucessor para continuar espalhando a mensagem e, claro, expandir sucesso e alcance.

 

Veio então Os Cães Ladram Mas A Caravana Não Para, de 1997, e novos sucessos como “Queimando Tudo”, “Adoled (The Ocean)” e cerca de 500 mil cópias vendidas, em um novo álbum que tinha grandes hits mas ainda não mostrava o auge da banda na arte de contar uma história completa e arquitetar um projeto como um todo.

 

Na turnê de divulgação do trabalho, em 09 de Novembro de 1997, os membros do Planet Hemp foram presos após um show em Brasília e o processo todo chamou bastante atenção tanto na época quanto anos depois, quando o juiz responsável por mandar a banda à cadeia foi afastado após acusações de receber propina de traficantes.

 

No meio de toda a convulsão interna da banda, que passou por dias difíceis ao ter CDs confiscados, apresentações proibidas pelo país, novas detenções e um movimento brutal da ala conservadora brasileira, veio uma breve pausa que inclusive serviu para que D2 explorasse novos ares com o disco Eu Tiro é Onda, sua estreia solo em 1998.

 

A Invasão do Sagaz Homem Fumaça

 

 

20 anos atrás, em 2000, o grupo resolveu apresentar novas faixas ao mundo e o fez através de A Invasão do Sagaz Homem Fumaça, seu terceiro álbum em toda carreira.

 

Houve quem achasse que após ser presa e sofrer tantas represálias a banda iria caminhar para outro lado e acalmar o discurso, mas o que vimos foi justamente o contrário e, para o bem ou para o mal, um retrato detalhado do que é a política brasileira até hoje em dia, infelizmente.

 

Fonte: Tenho mais discos que amigos

Justen Celulares