Rui Car
03/12/2019 09h57

Vereadores reprovam projeto FINISA em Trombudo Central e moradores alegam politicagem

Somente dois vereadores votaram favoráveis ao projeto em benefício dos cidadãos

Assistência Familiar Alto Vale
Por: Portal Expresso

Por: Portal Expresso

Delta Ativa

Na noite desta segunda-feira (02) durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Trombudo Central, os parlamentares do município, em sua maioria, reprovaram em segunda votação o Projeto de Lei do Executivo que previa o projeto Finisa.

 

Ao todo, cinco ruas seriam beneficiadas com o financiamento junto à Caixa Econômica Federal, pelo programa Finisa, usado por diversos municípios da região do Alto Vale do Itajaí. Trombudo Central iria financiar 2,5 milhões e teria um avanço na questão de infraestrutura de ruas da cidade.

 

“O executivo sempre busca oferecer a melhor qualidade de vida possível, entretanto, infelizmente não recebemos o apoio de parte dos vereadores”, destacou a prefeita Geovana Gessner.

 

Os parlamentares que reprovaram o projeto são, Maria Beatris, Jean Damásio, Jaime Guilherme da Silva, Fábio Ramos e Edson Luis Moraes. O vereador Cristiano Jeremias Meyer votou contrário na primeira votação, já na segunda não compareceu. Já os membros do legislativo que ficaram a favor dos moradores foram, Luis Augusto Corrêa e o Marlon Klug. Já o vereador presidente, Lauri Floriano, só voltaria se houvesse empate na votação.

 

Para o secretário de administração e finanças Geziel Balcker, antes de mandar o projeto para a Câmara, foi feito um levantamento e também apresentado que o município daria conta de pagar a dívida tranquilamente. “Reafirmamos o nosso propósito, iremos continuar firmes lutando pelos cidadãos. Só queremos defender os interesses do município e por isso buscamos o FINISA já que é uma forma de fazer muita coisa pelo município de forma legal”, concluiu Balcker.

 

O presidente da Câmara de Vereadores, Lauri Floriano, dentro das explicações pessoais durante a sessão destacou que jamais torceria contra o município de Trombudo Central. Destacou ainda que foi contra o financiamento que a Prefeitura pretendia porque tem preocupações com a situação financeira do município. Disse ainda que não adianta fazer pressão nos vereadores e que na Câmara não tem criança pequena e todos merecem respeito.

 

O que os moradores dizem

Com vasta movimentação na frente da Câmara de Vereadores, alguns moradores falaram sobre o assunto. O empresário Rodrigo, da rua São Paulo, uma das que seriam beneficiadas lamentou o caso. “Eu fui contra a administração atual na última eleição, porém, esse projeto é de melhoria na cidade e devemos reconhecer isso. Vivo falando, nossa cidade não tem infraestrutura, precisa de melhorias e agora que tínhamos a oportunidade, infelizmente a politicagem falou mais alto. Sou favorável ao projeto, mas é triste que por questões políticas não foi aprovado. É óbvio que vereadores querem se candidatar ao executivo e usam a politicagem”, finalizou ele.

 

Segundo o vereador suplente, Jeferson Kalebe Almeida, foi uma decepção para o município a votação dos vereadores. “Fui chamado aqui para eles explicarem o porquê de não aprovar, mas, infelizmente não conseguiram me convencer. Sabemos que foi política. Porque eles tinham autonomia de mudar o projeto conforme queriam, porém, nem isso quiseram fazer. Não convenceram e quem perde são os moradores”, destacou ele.

Justen Celulares