Rui Car
03/09/2019 10h55 - Atualizado em 03/09/2019 10h57

Vereadores de Taió apoiam projeto de financiamento de R$ 9 milhões

Foram mais de três horas de debates

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Uma sessão transmitida por três horas, ao vivo, pelo Canal da Câmara de Vereadores no YouTube, detalhou o projeto de lei de origem do Executivo que permite ao município de Taió contrair empréstimo na ordem de R$ 9 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Da tribuna livre, o prefeito Almir Guski apresentou alguns dados do projeto com apoio dos técnicos da secretaria de Planejamento, Irinéia Baldessar e Alcides Ronchi, e representante do banco. 

 

Após explicar o que será feito em cada uma das 14 ruas contempladas e com as máquinas e equipamentos previstos para aquisição, entre outros, Almir respondeu questionamentos dos vereadores sobre a capacidade de pagamento da Prefeitura, a qualidade das obras e o prazo de entrega. Foram quase duas horas entre apresentação e debates. 

 

Segundo Almir, a prefeitura deve tentar reduzir ainda mais os juros e pediu tolerância da população. “É um tipo de obra que mexe de verdade com as pessoas, mas eu tenho certeza que na hora que a gente terminar este projeto aqui Taió será melhor”, argumentou. 

 

Regime de urgência
De acordo com o presidente Tiago Maestri, deve haver uma sessão extraordinária na segunda-feira, dia 9, para garantir as duas votações no mesmo dia. “Peço que na primeira hora, amanhã, o senhor encaminhe um ofício a esta casa pedindo uma sessão extraordinária para que na próxima segunda-feira, numa sessão ordinária a gente possa aprovar em primeira votação e, na sessão extraordinária, na mesma noite, a gente aprove, pra que dispense de redação final, pra que no outro dia a gente possa encaminhar para a prefeitura”, explicou.

 

Almir observou ainda que, depois de aprovado na Câmara de Vereadores, a prefeitura deve reiniciar as conversas sobre os termos do contrato com a Caixa Econômica Federal. Por enquanto os juros negociados ficam em 4,7% ao ano e acréscimo de um título conhecido como CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro ou Interbancários), variável, e que pode elevar a taxa para algo próximo de 10% ao ano.

 

Durante o prazo de carência, que é de 24 meses, a prefeitura paga apenas os juros. Entre outras coisas, o prazo de conclusão dos trabalhos em cada rua depende do tipo de obra – se é lajota, asfalto ou concreto – e das condições climáticas. Já os equipamentos e máquinas serão incorporados imediatamente ao patrimônio do município para execução de obras.

Justen Celulares