Rui Car
21/03/2018 16h40 - Atualizado em 21/03/2018 16h22

Trombudo Central ganhará pontos de coleta para recebimento e destinação correta do isopor

Uma máquina compactadora do material deve ser instalada no município

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Você sabia que o EPS, conhecido popularmente como isopor, é um material reciclável? Apesar de ser leve, trata-se de um produto muito volumoso, contribuindo com o esgotamento dos aterros sanitários. Entre os benefícios do reaproveitamento estão: a economia de recursos naturais não renováveis (EPS é uma resina derivada do petróleo), a geração de emprego e a preservação do meio ambiente.

 

Pensando nisso, a Vigilância Sanitária de Trombudo Central firmou parceria com a Empresa Santa Luzia, que desde 2002 substitui quase que 100% o uso da madeira pelo EPS na fabricação de seus produtos. Atualmente, o resíduo resultante da reciclagem é transformado em molduras, decks, rodapés, quadros, entre outros produtos. “O primeiro contato que fizemos com a empresa foi na metade de 2017. No final do ano, teve uma apresentação aos gestores municipais do Alto Vale, através do Colegiado de Vigilância Sanitária da Amavi – o Covisa. E agora, em março de 2018, Trombudo Central foi o primeiro município da região a lançar a ideia para a comunidade”, explica o fiscal sanitário Alésio Jung.

 

O objetivo é instalar no município uma máquina compactadora de EPS, em forma de comodato. Para que haja uma quantidade ideal para o trabalho prático no município, serão criados pontos de coleta em quatro instituições de ensino: em três escolas municipais e uma estadual. “Uma equipe da empresa esteve na escola Hermann Blumenau na semana passada apresentando detalhes do projeto e, inclusive, fazendo a demonstração de como funciona a máquina compactadora. A ideia é de que os estudantes sejam multiplicadores da informação”, ressalta o supervisor de captação de matéria-prima Mário Cesar Hilleshain.

 

Na prática, a atividade vai funcionar assim: o material é coletado e encaminhado à cooperativa para triagem. O EPS é compactado em uma máquina que retira todo o ar do produto, o que representa cerca de 98% do seu volume. A massa que foi compactada é levada para a unidade de transformação da empresa Santa Luzia, o material é moído e transformado em matéria-prima para fabricação dos produtos já mencionados. 

Justen Celulares