Rui Car
10/01/2017 16h45 - Atualizado em 10/01/2017 14h24

Thomé autoriza mais exames para reduzir fila de espera na saúde

São quase 2,5 mil pacientes aguardando consultas especializadas

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Com número expressivo de pessoas aguardando em filas de espera para exames especializados, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul já planeja ações neste primeiro bimestre para diminuir o tempo de espera destes pacientes. São no total 2.448 pessoas que tiveram exames requisitados no ano passado e que ainda aguardam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Do total de exames represados, 1.761 são ultrassonografias, método utilizado para auxiliar no diagnóstico ou tratamento das mais diversas situações requisitadas pelo médico.

 

Para resolver esta demanda de exames atrasados, o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, homologou o resultado da licitação para contratar mais exames que serão ofertados pela Secretaria de Saúde. Além disso, estão sendo organizados atendimentos emergenciais com cada um dos médicos. E outro plano que deve ser colocado em prática é através de mutirões nos bairros em finais de semana, a exemplo do Programa Saúde nos Bairros.

 

Com a demora da realização da consulta, alguns pacientes buscaram atendimento por conta própria, inclusive pagando por exame particular. Agora para organização dos atendimentos e avaliação de necessidade, a Secretaria de Saúde terá que procurar um a um cada pessoa da lista de espera para saber se há ainda necessidade de realização dos exames.

 

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, algumas especialidades tinham espera desde agosto do ano passado. Entre os casos há curiosidades como o fato de gestantes com ultrassom obstétrico ainda a ser agendado, mesmo já tendo dado à luz.

 

“Estamos fazendo um trabalho com cada médico e cada área específica para atender a demanda. A contratação de mais exames deve diminuir a fila de espera num primeiro momento, mas importante também fazermos mutirões para controlarmos este alto número de pessoas que aguardam exames especializados”, comentou o prefeito José Thomé.

 

Fila de espera em cada especialidade médica

Endoscopia – 302

Tomografia – 93

Ressonâncias – 62

Colonoscopia – 95

Ecocardiograma – 105

Eletroneuromiografia – 30

Ultrassonografia Aparelho Urinário – 121

Ultrassonografia Parede Abdominal – 22

Ultrassonografia Pélvico – 11

Ultrassonografia Bolsa Escrotal – 7

Ultrassonografia Duplos – 263

Ultrassonografia Abdômen Total – 242

Ultrassonografia Abdômen Superior – 144

Ultrassonografia Abdômen Inferior – 23

Ultrassonografia Próstata – 1

Ultrassonografia Partes Moles – 57

Ultrassonografia Articulação – 224

Ultrassonografia Mamas – 156

Ultrassonografia Tireoide – 132

Ultrassonografia Obstétrico – 123

Ultrassonografia Transvaginal – 235

Justen Celulares