Rui Car
20/09/2019 16h32

Taió perde dois médicos em uma semana

Dois ESF's de Taió não terão médicos a partir da próxima semana

Assistência Familiar Alto Vale
ESF do Centro estará sem médico a partir de segunda-feira (23)

ESF do Centro estará sem médico a partir de segunda-feira (23)

Delta Ativa

Boa parte dos moradores de Taió deverá ficar sem atendimento médico nos ESF’s a partir da próxima semana. Na última semana, despediu-se de Taió o dr. Charles que vinha atuando no Posto do bairro Padre Eduardo. Quem se despede hoje de Taió é a Dra. Rubia que prestava atendimentos no ESF do Centro. Além disso, a médica do ESF da Vila Mariana, dra. Fabricia, teria recebido uma proposta para sair da cidade, mas ainda não deu resposta.

 

Para explicar essa situação, a Secretária de Saúde, Rozi de Souza, postou um vídeo nas suas redes sociais.

 

Segundo ela, em município vizinhos a Taió, o salário do médico é superior a vinte mil reais mensais, enquanto em Taió, gira em torno de doze mil. O médico que está na lista como o próximo a ser chamado devido ao concurso, está numa cidade vizinha que lhe paga vinte e quatro mil reais. “Por que será que ele viria trabalhar em Taió por doze (mil)?” questiona a Secretária.

 

Recentemente, um aumento salarial para a classe foi discutida na Câmara de Vereadores. Alguns parlamentares se mostraram contrários a esta situação. Eles não concordaram em apenas seis pessoas, apenas os médicos de ESF, receberem aumento. Por esse motivo, o projeto não teve andamento. Rozi pediu que os vereadores entendam que Taió terá dificuldades em ter médicos num futuro próximo. O tema deverá voltar a ser debatido pelos parlamentares.

Justen Celulares