Rui Car
21/05/2018 16h22

Taió: FLIT inicia nesta quarta-feira

Atrações nacionais também estarão presentes

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A primeira edição do Festival Literário de Taió (FLIT) inicia nesta quarta-feira (23/05) e será realizado até sábado (26/05). Além de estimular a comercialização de livros dos mais variados tipos, a FLIT vai contar com uma extensa programação cultural, envolvendo exibições de curtas, oficinas, lançamentos de livros, palestras, espetáculos musicais e de teatro, tudo com acesso gratuito. Realizado através de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, SENAC e SESC, o Festival terá sua sede no Salão da Paróquia Cristo Rei, no centro de Taió.

 

O Secretário de Educação do município, João Tadeu Corrêa, explica que o momento abraçou outras atividades culturais que irão enriquecer a programação da FLIT. “Haverá venda e exposição de livros, onde autores participam também de sessão de autógrafos. Adicionamos à feira atividades de cinema, teatro, contação de histórias, música e oficinas para que além, do momento literário, haja também um momento multicultural”. O secretário ressalta que o objetivo é levar mais cultura a população de Taió. “Nosso objetivo é fazer com que a região valorize a cultura do livro, que consiga interagir com os autores e que participe também de todas as atividades”.

 

Uma programação extensa de formação, exibição de filmes e apresentações também irá compor o festival, que tem o SESC na curadoria e produção artística. “O SESC foi convidado pelo SENAC para realizar toda a programação artística e recreativa do FLIT. O compromisso do SESC é auxiliar qualquer iniciativa cultural, especialmente quando trata-se de eventos que tenham apelo social como é esse caso. Toda  programação artística foi toda pensada na excelência cultural dos trabalhos, na importância de integrar todos os públicos, sem esquecer da formação, por isso as oficinas e palestras”, conta a Técnica de Cultura do SESC Rio do Sul, Sidneia Kopp.

 

PROGRAMAÇÃO

Todos os dias haverá exibição de filmes do acervo do SESC, além de contação de histórias e apresentações teatrais. O destaque fica também para as atividades de formação: serão oficinas de temas variados, envolvendo o analógico e o digital.

 

Atrações nacionais também estarão presentes, como o escritor Márcio Vassallo, do Rio de Janeiro e, também, Marcos Piangers, que fala sobre seu livro best seller “O Papai é Pop”, que já vendeu mais de 200 mil cópias em seis países.

 

A programação completa estará disponível no site do festival – https://www.flit.art.br/ – e também nas redes sociais Facebook – fb.me/festivalliterariodetaio – e Instagram – instagram.com/festivalliterariodetaio.

Justen Celulares