Rui Car
15/03/2018 09h00

Seleção de estudantes para estágio em Brasília termina na próxima quarta

Concurso de redação promovido pelo deputado Peninha vai oportunizar estadia de uma semana para dois universitários na capital federal

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Estudantes universitários que quiserem acompanhar a rotina do Parlamento durante uma semana, em Brasília, têm até a próxima quarta-feira, dia 21, para participarem de um concurso de redação promovido pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC). Ao final do processo, dividido em duas fases, dois candidatos serão selecionados para participarem do Estágio-Visita de Curta Duração, oferecido pela Câmara dos Deputados. Para participar, basta que o universitário more em Santa Catarina e esteja matriculado regularmente em uma instituição de ensino. Não importa a idade do estudante, nem sua área de atuação.

 

Com o tema “Os desafios da Segurança Pública no Brasil”, o parlamentar pretende utilizar o concurso de redação para mobilizar a sociedade acadêmica em torno do que ele considera o principal gargalo do país no momento. “As universidades são fábricas de boas ideias. Quanto mais próximo do parlamento elas estiverem, melhor para todos”, sintetiza ele.

 

O concurso

Para participar, o aluno deverá escrever uma redação de até 2.500 caracteres com o tema “Os desafios da Segurança Pública no Brasil”. O envio deverá ser feito até a próxima quarta-feira, dia 21 de março, por e-mail: “[email protected]”.

 

O candidato é livre para escolher o título e o estilo de seu texto, desde que aborde o tema proposto. Junto à redação, o participante deverá informar seu nome, data de nascimento, endereço, curso e instituição de ensino, além de um número de telefone para contato.

 

Classificação

Todos os textos serão analisados por uma banca examinadora, composta por três jurados. Cada integrante da banca aplicará uma nota de 0 a 10 às redações. As dez que obtiverem a maior nota estarão classificadas à fase final do concurso.

 

As redações classificadas serão publicadas na página do deputado Rogério Peninha Mendonça no Facebook (www.fb.com/deputadopeninha) a partir do dia 4 de abril. Os dois candidatos que conseguirem mais curtidas em suas redações até às 21h do dia 16 de abril serão os vencedores.

 

Selecionados

Os dois ganhadores participarão do “Estágio-Visita de Curta Duração” na Câmara dos Deputados, em Brasília, por indicação do deputado Peninha. A programação contempla visita às dependências da Casa, acompanhamento do dia-a-dia no Congresso Nacional, com debates e simulações da atividade parlamentar entre estudantes de todo o país.

 

Durante o programa, a Câmara dos Deputados oferece gratuitamente aos participantes do Estágio-Visita a hospedagem, alimentação, traslado entre o alojamento e a Câmara, além de um certificado de 36 horas. O deslocamento da cidade de origem até Brasília, no entanto, deverá ser custeado pelo participante do Estágio-Visita.

 

Os oito classificados à fase final que não participarão do Estágio-Visita em Brasília receberão, autografados, um exemplar dos livros “Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento”, de Flavio Quintela e Bene Barbosa, e “Articulando em Segurança – Contrapontos ao Desarmamento Civil”, de Fabricio Rebelo.

 

Jurados

A banca responsável por avaliar as redações é composta por três integrantes:

 

1. Dionisio Tonet – Coronel da Polícia Militar em Santa Catarina.
2. Fidelis Fantin – Coordenador do Núcleo de Defesa e Justiça na Câmara dos Deputados;
3. Gustavo Camilo Baptista – Diretor da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça;

 

Para acessar o currículo detalhado dos jurados e o regulamento do concurso de redação promovido pelo deputado Rogério Peninha Mendonça, acesse: www.deputadopeninha.com.br/regulamento

Justen Celulares