Rui Car
24/03/2017 14h40 - Atualizado em 24/03/2017 13h33

Secretaria de Saúde de Taió alerta para prevenção à tuberculose

A Tuberculose é uma doença curável causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Hoje, 24 de março, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que é uma doença infectocontagiosa, e a Secretaria de Saúde de Taió alerta para alguns cuidados que devem ser tomados para a prevenção da mesma.

 

Os números de casos novos e mortes pela doença têm reduzido ao longo dos últimos 25 anos, porém, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda são elevados. Em 2012, o Brasil ocupou o 16º lugar entre os países responsáveis por 80% do total de casos no mundo. Em 2013, foram diagnosticados em nosso país 71.123 casos novos, sendo assim considerado um problema de Saúde Pública.

 

A Tuberculose é uma doença curável causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, transmissível através de gotículas provenientes da tosse ou espirro de pessoas infectadas. O curso do tratamento leva, no mínimo, seis meses. A doença afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso. Os sintomas incluem tosse persistente, febre, perda de peso, dores no peito e falta de ar que pode levar à morte. As melhores medidas de prevenção e de controle da tuberculose são:

 

  • Diagnóstico precoce;
  • Tratamento do paciente até a cura;
  • Vacinação BCG, que é aplicada nos primeiros 30 dias de vida;
  • Evitar locais pouco arejados e pouco limpos. Lembre-se: a prevenção sempre será a melhor escolha.

 

Caso você apresente alguns desses sintomas, procure a Unidade de Saúde do seu bairro para realizar os testes que diagnosticam a doença.

Justen Celulares