Rui Car
31/12/2017 20h24 - Atualizado em 29/12/2017 14h26

Saiba as maiores verdades e mentiras sobre o vírus da gripe H1N1

O vírus que causa a gripe comum é o mesmo que causa a H1N1?

Assistência Familiar Alto Vale
Adilson Barroso - Ambientalista

Adilson Barroso - Ambientalista

Delta Ativa

O que você precisa saber sobre H1N1? Aproveite para tirar as suas dúvidas no artigo esclarecedor de hoje. Esta doença tem característica respiratória e é contraída em contato com o vírus. Seus sintomas são parecidos com o do resfriado normal, por isso, devemos ficar atentos para não deixar que esta perigosa doença passe despercebida.

 

A informação de que o vírus que causa a gripe comum é o mesmo que causa a H1N1 é falsa. A H1N1, vinda do vírus influenza se manifesta nos brônquis, pulmões e traqueias, não apenas na garganta e nariz como a gripe comum.

 

“Os sintomas dos dois tipos de vírus são os mesmos’ não passa de mais um mito.  Os sintomas das duas tem diferenças, como por exemplo: o resfriado causa a secreção nasal, febre baixa, espirros, irritação no ouvido e garganta, dores de cabeça, mal estar e perda de apetite, prolongando-se, no máximo por sete dias. Por outro lado a H1N1 tem sintomas que duram por mais tempo e se manifestam com mais intensidade, com febres acima de 38 graus e meio, dores musculares, calafrios etc.

 

‘Pode-se prevenir os dois tipos de gripe, com ações higiênicas, como lavar e aplicar uma camada de álcool em gel nas mãos”. Esta informação é verdadeira. Sempre compartilhar utensílios, objetos e dispositivos públicos, como o botão do elevador, corrimão da escada, maçaneta da porta, leitores de digitais etc, higienize bem as mãos, usando também o álcool em gel. Proteger a boca ao  tossir, com lenços de papel, também reduz o risco de contaminação dos dois vírus.

 

“Em nenhum dos casos existe remédio para curar”. Isso é verdade. Os medicamentos apenas aliviam os sintomas, mas não curam a doença. Essa se vai com o passar dos dias em que o vírus instalado vai enfraquecendo. Enquanto isso, permaneça em repouso e procurar manter-se hidratado.

Justen Celulares