Rui Car
11/09/2019 08h55

Projeto pioneiro no Alto Vale capacita idosos como bombeiros voluntários

O projeto acontece por etapas, começando pelas aulas teóricas e depois, práticas

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, e a de Assistência Social e o Grupo de Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio irá formar 50 idosos como Bombeiros da Melhor Idade. As turmas das localidades da Serra dos índios, Papanduva e São José são as primeiras com essa capacitação no Alto Vale do Itajaí e solenidade de formatura acontece no dia 03 de dezembro.

 

“Nós escolhemos as comunidades mais distantes do centro do município por se tratar de uma questão de mobilidade. O objetivo é que os idosos previnam acidentes e se necessário façam o primeiro atendimento”, explica o secretário de Assistência Social, Vanderlei Poffo.

 

O projeto acontece por etapas, começando pelas aulas teóricas e depois, práticas. Dentre as lições que serão repassadas aos novos voluntários estão o acionamento de serviços de emergência, ação em primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, prevenção em acidentes domésticos, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, e o conhecimento de animais peçonhentos.

 

Antes da formatura, os bombeiros da melhor idade visitam o quartel para conhecer a estrutura física e a rotina da unidade. Eles ainda recebem uniformes e participam do tradicional banho de mangueira em celebração a formatura da turma.

Justen Celulares