Rui Car
05/01/2017 16h45 - Atualizado em 05/01/2017 14h51

Projeto do senador Paulo Bauer pode inviabilizar nova eleição do ex-presidente Lula

Fernando Henrique Cardoso também se tornaria inelegível

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) apresentou um projeto que proíbe uma nova eleição de candidatos que já tenham exercido por duas vezes mandato de chefe de Poder Executivo.

 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 41/2016 atingiria os cargos de prefeito, governador e presidente da República. A proibição deve ocorrer mesmo que os cargos tenham sido exercidos em estados ou municípios diferentes, de forma não consecutiva e ainda que em decorrência de sucessão ou substituição nos seis meses anteriores ao pleito.

 

A PEC afetaria, por exemplo, uma possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018. Ele foi presidente da República por dois mandatos.

 

Fernando Henrique Cardoso também se tornaria inelegível. Paulo Bauer argumenta que essa medida evitaria a perpetuação de uma mesma pessoa ou grupo no poder e que nos Estados Unidos o presidente da República só pode exercer dois mandatos, consecutivos ou não.

 

A PEC 41/2016 está aguardando designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. (Informações Gazeta Esportiva)

Justen Celulares