Rui Car
20/05/2019 13h25 - Atualizado em 20/05/2019 10h18

Professores estaduais de SC que aderiram a protestos terão desconto em folha

Sinte deve recorrer à Justiça para garantir a reposição do pagamento

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Secretaria de Estado da Educação vai descontar como falta, na folha de pagamento, a participação de professores da rede estadual nos protestos da última quarta-feira, dia 16, contra o bloqueio de verbas no Ministério da Educação. Mais de 2,5 mil professores estaduais integraram a manifestação — 7% do total de docentes do estado.

 

A Secretaria informou que foi avisada com antecedência pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) sobre o ato. Na última segunda-feira, dia 13, dois dias antes do protesto, enviou um ofício com orientação às Gerências Regionais de Educação para que fosse registrada falta de quem aderisse ao ato. Em nota, informou que 80% das aulas foram mantidas na rede estadual.

 

A postura da Secretaria tem sido a mesma desde 2012, em relação à participação de servidores da Educação em protestos. Mas para o Sinte, o estado desrespeita a lei e usa as faltas irregularmente como forma de punição.

 

O sindicato enviou uma carta de repúdio à Secretaria, e aguarda resposta. Também deve recorrer à Justiça para garantir aos professores a reposição do pagamento no dia de protesto.

 
 

Do Diário Catarinense

Justen Celulares