Rui Car
21/04/2017 05h00 - Atualizado em 20/04/2017 16h23

Prefeito Thomé discute revitalização da Estrada Blumenau com secretário estadual de Planejamento

Uma das alternativas para custear parte da obra viria do novo pacote de repasses do Fundam

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, esteve na capital do Estado na quarta-feira (19), para uma audiência com o secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores. Na pauta, a apresentação da proposta de revitalização da Estrada Blumenau e a possível parceria do governo estadual no financiamento desta obra.

 

O projeto da obra já começou, com o levantamento topográfico que a empresa Greide Engenharia de Indaial foi autorizada a iniciar nesta semana. Para o projeto de engenharia completo é necessário ainda o estudo da sondagem do terreno, que é a análise completa do material ao longo da via que tem aproximadamente cinco quilômetros no total, além do projeto executivo.

 

O secretário adiantou que parte dos recursos podem ser direcionados através do Fundam, programa de repasse de recursos a fundo perdido que o governo pretende relançar em breve. Há ainda alternativas como financiamentos através do BRDE ou do BID, que precisam ser estudados. O recurso do Fundam seria algo em torno de 40% do valor total da obra, que deve ser de aproximadamente R$ 16 milhões.

 

O prefeito Thomé discutiu possíveis parcerias com o Estado por se tratar de uma importante via de ligação do centro da cidade com bairros como o Taboão, Bremer e Bela Aliança, além de beneficiar outras regiões da cidade e o acesso ao município de Lontras sem utilizar a BR-470.

 

“Protocolamos o mesmo projeto inicial em Brasília, pois estamos buscando a todo custo formas de parceria para realizar esta obra de revitalização. Estamos tentando de todas as formas encontrar uma opção para este investimento”, salientou o prefeito.

 

 

Clóvis Eduardo Cuco

Justen Celulares