Rui Car
11/09/2019 16h53 - Atualizado em 11/09/2019 16h54

Pouso Redondo receberá audiência sobre barragens de contenção de cheias

Em Pouso Redondo, as duas barragens seriam feitas no mesmo rio, com menos de 10 quilômetros um da outra

Assistência Familiar Alto Vale
Agência Alesc

Agência Alesc

Delta Ativa

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (11), a realização de uma audiência pública em Pouso Redondo, no dia 21 de outubro, para discutir a construção de duas barragens de contenção de cheias no município. Também foram aprovados dois projetos de leis, que seguem para apreciação do plenário, que denominam São Joaquim como capital catarinense dos vinhos finos de altitude e que reconhece o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Campos Novos, como ponto turístico religioso de Santa Catarina.

 

A proposta da realização da audiência pública foi apresentada pelo presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Ivan Naatz (PV), atendendo solicitação da comunidade. O evento será realizado no dia 21 de outubro, às 19 horas, em local ainda a ser definido, com a presença de representantes do governo do estado. Naatz explica que o Executivo informou que pretende construir sete barragens no estado, mas moradores de Pouso Redondo são contrários e se mobilizam para tentar impedir a construção. “Os agricultores criaram uma associação e já reuniram seis mil assinaturas em um abaixo-assinado contra a construção de duas barragens na cidade do Vale do Itajaí.”

 

Pela proposta do governo serão construídas barragens em Botuverá, Petrolândia e Mirim Doce, duas em Agrolândia e duas em Pouso Redondo. Todas para tentar controlar as inundações do Rio Itajaí. Em Pouso Redondo, as duas barragens seriam feitas no mesmo rio, com menos de 10 quilômetros um da outra, revela Naatz. De acordo com o deputado, os agricultores reclamam que vão perder parte da lavoura, estradas vão ficar embaixo d’água, além da tubulação de água da cidade, inaugurada no ano passado, que também vai ficar submersa.

Justen Celulares