Rui Car
20/01/2017 13h30 - Atualizado em 20/01/2017 10h54

PM alerta para uso de “chapolim”

Dispositivo altera frequência do controle do alarme do carro

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Polícia Militar de Jaraguá do Sul está alertando a todos para o golpe do “chapolim” que vem sendo aplicado principalmente em estacionamentos de supermercados. A desconfiança começou após a PM ter registrado algumas ocorrências de furto de objetos nos interiores de veículos estacionados em via pública, ou em estacionamentos privados, sendo que os veículos foram encontrados abertos e sem nenhum sinal de arrombamento.

 

E é aí que entra o uso do dispositivo eletrônico que é semelhante a um controle de portão que embaralha o sinal do controle do carro impedindo o acionamento das travas das portas.

 

A última ocorrência do gênero foi na noite de terça-feira (17), quando policiais em rondas pela Rua João Franzner, no bairro São Luís em Jaraguá do Sul, suspeitaram de dois homens próximos de veículos estacionados. Durante abordagem os PMs encontraram com um dos envolvidos, menor de idade, o dispositivo que foi apreendido. Durante a tarde do mesmo dia, uma ocorrência semelhante foi registrada na região central onde o equipamento bastante valioso de um médico foi levado de dentro de uma GM Captiva.

 

Como prevenir

Segundo o Cabo Jean Rudolf, do setor de comunicação social do 14° Batalhão de Polícia Militar, a orientação é para a atenção dos motoristas. “Fica a orientação, sempre ao sair do carro, o motorista deve se certificar que as portas foram realmente travadas pelo acionamento do controle da chave. Está simples ação pode evitar a perda de objetos de valor, mesmo não sendo aconselhável deixar coisas de valor dentro dos veículos estacionados” afirmou Rudolf.

 

 

Foto, vídeo e informações: OCP Online

Justen Celulares