Rui Car
03/01/2017 13h30 - Atualizado em 03/01/2017 10h55

Organize sua agenda financeira e respire mais aliviado em 2017

Elencamos datas importantes para você ter dias mais calmos

Assistência Familiar Alto Vale
Hora de Santa Catarina

Hora de Santa Catarina

Delta Ativa

Estar atento às principais datas de compromissos financeiros e planejar com antecedência os feriados pode trazer alívio ao bolso em tempos de crise. Guarde este calendário financeiro de 2017 para ter um ano mais próspero.

 

JANEIRO
– Dia 5 – Vence o prazo para pagamento em cota única, com desconto de 20%, do IPTU de Florianópolis. O pagamento da taxa de lixo virá separado, mas ainda não está definido.
– Dia 31 – Vence o IPVA para carros com placa final 1.

 

FEVEREIRO
– Dia 6 –
Vence o prazo para pagamento do IPTU de Florianópolis em cota única, agora com desconto de 10%.
– Dia 8 – A rede municipal de ensino de Florianópolis volta às aulas. A previsão de encerramento é 22 de dezembro.
– Dia 13 – Volta às aulas da rede estadual de ensino em Santa Catarina. A previsão de encerramento é 15 de dezembro.
– Dia 19 – Termina o horário de verão: lembre-se de atrasar os relógios em uma hora. E atenção para o aumento do consumo de energia.
– Dia 28 – Terça-feira de Carnaval: se tiver feriadão, evite viajar entre sábado e quarta-feira, para escapar de preços salgados em passagens aéreas e hospedagem, além da muvuca nas estradas.
– Dia 28 – Vence o IPVA para carros com placa final 2.

 

MARÇO
– Dia 6 –
Vence o prazo para pagamento do IPTU de Floripa em cota única com desconto de 5%.
– Dia 6 – Vence a primeira parcela do IPTU de Floripa para quem for parcelar – o máximo é 10 vezes, não mais 12, como antes.
– Dia 23 – feriado de aniversário de Florianópolis.
– Dia 31 – Vence o IPVA para carros com placa final 3.
– Tradição religiosa – Neste mês ocorre a 251ª Procissão do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores, reunindo milhares de fiéis no Centro de Florianópolis.
– IR – Enquanto aguarda o início da declaração do Imposto de Renda (geralmente vai de 1º de março até o último dia útil de abril), aproveite para organizar demonstrativos financeiros e comprovantes de pagamentos.

 

ABRIL
– Dia 16 –
Domingo de Páscoa. Tente antecipar as compras para escapar de tumulto nos supermercados. Mas fique atento para os preços dos chocolates, que dispararam nos últimos anos.
– Dia 30 – Vence o IPVA para carros com placa final 4.
– IR – Fique atento ao prazo final para declarar e evitar multas por atraso: o ideal é entregar uma versão no prazo, mesmo que tenha de retificar depois.

 

MAIO
– Dia 1º –
Dia do Trabalhador cai em uma segunda-feira. É um feriado curto: que tal trocar viagens caras por uma opção mais em conta, aproveitando o clima ameno pelo Interior?
– Dia 14 – Dia das Mães e de intenso movimento em restaurantes. Lembre-se de fazer reservas se estiver com o orçamento aliviado. Caso contrário, um almoço em casa com a família pode sair mais em conta.
– Dia 31 – Vence o IPVA para carros com placa final 5.

 

JUNHO
– IR –
Neste mês deve começar a ser paga a restituição do Imposto de Renda. Em 2016, foram sete lotes, de junho a dezembro. Geralmente, quem declarou logo no início do prazo recebe antes.
– Dia 15 – Feriado de Corpus Christi, um dos favoritos para viajar para o Mercosul. A dica é planejar o passeio com pelo menos dois meses de antecedência, buscando passagens aéreas e opções de hospedagem mais baratas.
– Dia 12 – Dia dos Namorados. Bares e restaurantes costumam lotar. A sugestão é reservar com antecedência ou, em uma opção mais econômica e intimista, preparar um jantar a quatro mãos.
– Dia 30 – Vence o IPVA para carros com placa final 6.

 

JULHO
– Férias escolares –
Com as crianças fora da escola, crescem gastos com alimentação e lazer. Planeje-se para curtir museus e programas ao ar livre e busque dias de promoção em cinemas, lanchonetes e teatros.
– 13º – Muitos bancos passam a oferecer a antecipação do 13º salário, por meio de empréstimos. Avalie os juros e as taxas envolvidas, e, antes de antecipar, lembre-se que esse dinheiro pode fazer falta mais à frente.
– Dia 31 – Vence o IPVA para carros com placa final 7.

 

AGOSTO
– Liquidações –
No final do mês, o comércio costuma derrubar preços de itens de inverno. Pode trazer boas oportunidades de compra de casacos e acessórios para o ano seguinte.
– Dia 13 – Dia dos Pais. Presentes caros nem sempre são tão importantes: uma reunião sem pressa em família pode ser mais em conta e mais divertido.
– Dia 31 – Vence o IPVA para carros com placa final 8.

 

SETEMBRO
– Dia 7 –
Feriado da Independência pode ser uma boa ocasião para viajar. Alguns destinos locais não tão caros para uma viagem de quatro dias como o Vale do Contestado, o Vale das Águas e a Serra catarinense.
– Dia 30 – Vence o IPVA para carros com placa final 9.

 

OUTUBRO
– Planejamento de férias –
Bom momento para buscar pacotes com preços acessíveis para os principais destinos de verão.- Dia 12 – Feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças. Boa ocasião para falar sobre organização financeira com os filhos e pensar em presentes alternativos.
– Dia 31 – Vence o IPVA para carros com placa final 0.

 

NOVEMBRO
– Dia 24 –
Data em que deve ocorrer a Black Friday, que em 2016 teve menos reclamações quanto a propagandas enganosas.
– Dia 30 – Prazo para as empresas depositarem a primeira parcela do 13º. Lembre-se de reservar uma parte para gastos de fim de ano: IPTU, IPVA, matrícula escolar etc.

 

DEZEMBRO
– IR –
Se você não foi contemplado em nenhum lote do Imposto de Renda, é porque provavelmente caiu na malha fina. Procure a Receita Federal.- Dia 20 – Pagamento da segunda parcela do 13º. A dica é quitar dívidas que tragam juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial, e aproveitar descontos para pagamentos antecipados.
– Dias 24 e 25 – Antes de gastar nos presentes de Natal, analise suas contas. Evite parcelar e peça descontos ao pagar em dinheiro.

 

O ANO DOS FERIADÕES

2017 será cheio de feriadões. A maior parte das datas comemorativas cai em dias úteis como segunda-feira, quinta e sexta – apenas um será no final de semana, e somente dois ocorrem em quartas-feiras.

 

-28/2 (terça-feira): Carnaval
– 23/3 (quinta-feira): Aniversário de Florianópolis
-14/4 (sexta-feira): Sexta-feira Santa
21/4 (sexta-feira): Tiradentes
-1º/5 (segunda-feira): Dia do Trabalhador
-15/6 (quinta-feira): Corpus Christi
-7/9 (quinta-feira): Independência do Brasil
-12/10 (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida e Diadas Crianças
-2/11 (quinta-feira): Finados
-15/11 (quarta-feira): Proclamação da República
-25/12 (segunda-feira): Natal

Justen Celulares