Rui Car
20/05/2019 10h13 - Atualizado em 20/05/2019 10h14

MDB define futuro em Santa Catarina

Celso Maldaner e Dário Berger querem comandar o partido

Assistência Familiar Alto Vale
Moacir Pereira - NSC

Moacir Pereira - NSC

Delta Ativa

O futuro do MDB em SC pode depender de decisões políticas que acontecerão esta semana. O principal evento está relacionado com a eleição do novo Diretório Regional. Como o prazo para registro de chapas termina na quinta (23), os dois principais candidatos terão que agilizar a formação das nominatas. São eles o deputado federal Celso Maldaner, que voltou a reiterar no fim de semana em várias reuniões que a candidatura a presidente é irreversível e tomou conta das bases em todas as regiões; e o senador Dário Berger, o detentor do mandato parlamentar mais importante.  

 

O senador disse que aceitaria presidir o MDB, desde que fosse por consenso. Mas mudou. Em conversa com Maldaner, admitiu concorrer na Convenção Estadual de 1º de junho. No fim de semana, Berger convidou Maldaner para ser seu vice, com a promessa de se licenciar durante um bom período.

 

Maldaner rejeitou a proposta, enfatizando os compromissos já assumidos com prefeitos e centenas de lideranças. Falou de sua longa caminhada por toda SC desde o final do ano passado. O segundo fato vai acontecer na AL com a votação da reforma administrativa do governo Moisés. A maioria dos deputados já se posicionou favorável. Mas há alguns membros da bancada que alertam para os riscos políticos e eleitorais.

 

Como o MDB no plano nacional sofre o maior desgaste de sua história, há quem tema apoio ao atual governo, comprometendo o discurso para as eleições municipais, caso a gestão Moisés fracasse. Mas há quem constate que o MDB já está no governo. E que o voto não muda nada.

 

Chapas

Termina na sexta (24) o prazo para registro de chapas ao Diretório Regional do MDB. O novo Diretório terá 71 membros, dos quais 19 natos.

Justen Celulares